domingo, 12 de janeiro de 2020

Sobrenome Só


"ANTIGUALHAS

ORIGEM DOS NOMES DE ALGUMAS FAMILIAS CONHECIDAS

(...)

- Houve em Porto Alegre um homem, proprietario de uma ilha na Bocca dos Trez Rios com frente para a Ilha do Lages. Chamava-se Manoel da Silva; e para fugir dos homonymos, procurava nos cognomes de seus maiores um para augmentar o seu; e como nelles tambem encontrasse homonymos, por conselhos de alguem começou a assignar-se Manoel da Silva Só. Eis pois a origem da familia Só, cujos membros não tem desmentido a honradez de seu progenitor."

Fonte: ANNUARIO DA PROVINCIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA O ANNO DE 1886. Porto Alegre, Gundlach & Cia., 1885, pág. 155.

Josephina Amalia Ferreira Pavão


"Registro mortuario

Hoje pela manhã falleceu a exma. sra. d. Josephina Amalia Ferreira Pavão, de 72 annos de idade.

A respeitavel senhora, que pelas suas virtudes era merecidamente considerada em nossa sociedade, foi victima de uma molestia de coração.

Pezames á familia.

- A encommendação do corpo da finada realisar-se á na Cathedral, ás 9 horas, siando o feretro da casa mortuaria á rua Duque de Caxias n. 272, ás 8 1/2.

✤✤✤✤✤

Em Lavras falleceu o sr. Vasconcellos José de Souza Freitas [sic].

✤✤✤✤✤

Carta recebida no Rio Grande noticia haver fallecido em Pernambuco, a 28 de agosto, o sr. João Rodrigues dos Santos, que exerceu o cargo de capitão do brigue nacional Prazeres.

✤✤✤✤✤

Falleceram em Pelotas: Felisberto Galdino do Amaral, contando 31 annos de idade; o joven Alexandre Rebassa Cassal, de 22 annos; d. Mathilde Pinheiro, de 38 annos, casada com o sr. João Ignacio dos Santos.

✤✤✤✤✤

Em Santa Victoria do Palmar finou-se o major Manoel Jacintho Dias de Oliveira.

✤✤✤✤✤

Em D. Pedrito finaram-se João Affonso, antigo commerciante d'ali, e Augusto Soares Braga.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Outubro de 1892, pág. 02, col. 01

Alferes Felippe Cardoso de Santa Cruz Primo


"Fallecimento

Hontem falleceu em Sant'Anna do Livramento, em consequencia de uma angina no peito, o alferes Felippe Cardoso de Santa Cruz Primo, um republicano denodado, um militar brioso, ainda em começo de nobre carreira e tendo diante de si a perspectiva de um porvir brilhante.

Devotado á Republica com todas as suas energias de moço patriota, Santa Cruz tomou parte activa na agitação reivindicadora, dos ultimos tempos do imperio, como alumno da Escola Militar, onde o alcançou a furia orleanica personificada no gasparismo truculento que hoje pretende felicitar a mesma Republica...

Forçado, por indomito valor civico, a interromper seus estudos, Santa Cruz foi para a fileira, onde jamais esmoreceu no culto grandioso á causa da Patria.

Ultimamente occupava, com a correcção de um militar consciente dos seus deveres, fazendo-se estimar por superiores e inferiores, o cargo de secretario da inspectoria dos corpos da fronteira.

Estacionava na cidade de Sant'Anna do Livramento, cuja sociedade o prezava devidamente, quando a morte veiu abatel-o para sempre.

Pelo deploravel acontecimento apresentamos os nossos pezames á familia do nosso inditoso co-religionario."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 27 de Abril de 1891, pág. 02, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...