segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Sobrenome Balaguer


"Apesar deste sobrenome catalão ser um toponímico associado diretamente à cidade homônima na província de Lérida, o primitivo solar da família existiu na vila de Agramunt, tendo daí surgido os diversos ramais do sobrenome por toda a Espanha. Logo, se estenderão por todo o antigo Principado da Catalunha, passando as terras valencianas, Alicante, Aragão e Castela-Nova. Linhagens dos Balaguer foram decisivas no primeiro século da colonização espanhola em várias partes da América.

Um dos registros mais antigos que temos de um membro desta família remete ao cavaleiro Pedro de Balaguer, citado nas Trovas do rei Jaime I de Aragão, no século XIII. O distinto cavaleiro participou das três expedições aragonesas a Mallorca.

No Arquivo Geral Militar de Segóvia constam os seguintes militares com este sobrenome: Antonio Balaguer, Artilharia, 1767; José Balaguer, Infantaria, 1777.

Etimologicamente, Balaguer vem do vocábulo catalão 'bàlec' que significa 'aliaga' - um tipo de planta europeia (Ulex parviflorus)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Arjol


"Linhagem aragonesa muita escassa, encontrada irregularmente na Espanha, cujos registros mais antigos remontam ao século XVII. O mais antigo indivíduo com este sobrenome com alguma relevância é José Arjol, listado no Arquivo da Casa de Granadeiros de Zaragoza, no mesmo século.

Da província de Zaragoza se estenderam ramais da família até às localidades de Ariza, Biota, Castejón de Valdesaja, Pinseque y Tauste.

No Arquivo Geral Militar de Segóvia se contam os seguintes expedientes militares: Miguel Arjol Clemente, cavalaria, ano 1864; Francisco Arjol Sola, Infantaria, ano 1864.

Arjol possivelmente é uma alusão a lugar que possui muitas plantas denominadas arjonas (gênero Arjona).

A família Arjol é particularmente significativa na Argentina."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Villar


"Não se conhece com exatidão a origem do sobrenome Villar, embora alguns cronistas indiquem que sua origem seria a Galícia, de onde se estendeu ao antigo Reino de Leão, às Astúrias e ambas as Castelas. Entretanto, um outro grupo de estudiosos entendem que sua origem é basca. Independente da origem, o sobrenome é bem espraiado por toda a Península Ibérica.

Uma antiga casa dos Villar existiu na vila de Gordejuela, no distrito de Valmaseda, na província de Vizcaya. Pertenceu a ela, Domingo de Villar, fidalgo de Gordejuela no século XVII.

Outra antiga família com o sobrenome Villar habitou as terras do antigo Reino de Aragão, da qual fez parte o afamado escultor Pedro Villar - que participou das obras da Catedral de Barcelona, obra renascentista iniciada por Bartolomé Ordóñez.

Também existiram Infanções com o sobrenome Villar nas localidades de Calatayud e Munébrega, desde os princípios do século XVII.

A etimologia do sobrenome Villar é proveniente do termo latino villa que, na Península Ibérica, tomou o significado de 'casa de campo', 'granja'.

Outros núcleos importantes de Villar se acham em Santander, Trás-os-Montes (Portugal), Navarra e Lugo."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Valero


"Valero é um sobrenome com diversos e muitos ramais em toda a Espanha, remontando ao antigo Reino de Aragão, mas também à Catalunha e ao antigo Reino de Valência e Mallorca. Segundo os genealogistas García Carraffa todas as linhagens provém da primitiva rama aragonesa.

Conforme Bizén d'O Río Martínez, os Valero de Aragão deram origem as seguintes ramificações: os Valero de Bernabé, com um solar na vila de Cuevas de Almudén, que se distribuiu posteriormente nas localidades de Calamocha, Caminreal, Paniza, Épila, Mezquita de Jarque, San Martín del Río, Báguena, Lídon, Mora de Rubielos, Zaragoza, Azuara Godos, entre outros.

São personagens importantes na história da família: a linhagem dos Valero Franco de Bernabé (descendentes dos Valero de Bernabé originais), que alcançaram a condição de fidalguia em 1668, com casa na vila de Calamocha; e na mesma vila, os Valero Lázaro, que passam a ser documentados na aristocracia local a partir do século XVIII.

Valero é um patronímico simples do nome próprio castelhano Valero - uma forma do nome latino Valerio."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Abadía


"Alguns autores consideram que esta linhagem aristocrática ibérica procede da Itália, sendo seu fundador Pedro de Abadía, fidalgo peninsular que veio prestar serviços ao rei Jaime I de Aragão na conquista de Valência. Porém, o sobrenome Abadía é verificado na Espanha antes mesmo do reinado do citado monarca. O que não invalida que Pedro de Abadía tenha inaugurado uma linhagem própria e distinta em terras aragonesas. 

Historicamente é provado que a linhagem mais antiga dos Abadía procede das montanhas de Jaca, em Aragão. Desta rama surgiram diversos fidalgos e cavaleiros que prestaram serviços tanto ao Reino de Aragão, quanto a outros reinos ibéricos. Os Abadía também tiveram solares importantes em Daroca e Calatayud.

Alcançaram o título de Infanções perante a Real Audiência de Aragão: Baltasar de Abadía, residente de Zaragoza, em 1597; Pedro Gabriel de Abadía, residente de Zaragoza, em 1638. Ignacio Abadía y Loferlín, da vila de Escatrón, natural de Zaragoza, foi Vedor Geral da Real Cavalaria, tendo ingressado na Ordem de Carlos III em 1791. José Abadía y Cebrián, natural de Jatiel, na província de Teruel, foi Prior da Igreja de Jatiel da Encomenda de Samper de Calanda, e cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, em 1726.

Etimologicamente, abadía é o equivalente castelhano para a palavra portuguesa abadia.

Outras concentrações importantes do sobrenome: Cartagena, Almería, Petilla, Uncastillo, Lleida e província de Monzón."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...