sábado, 14 de março de 2020

Exposição "Basta, pelo apoio ao empoderamento feminino" na Sala Frederico Trebbi


Está acontecendo durante este mês de março na Sala Frederico Trebbi (hall da Prefeitura Municipal de Pelotas) a exposição fotográfica "Basta, pelo apoio ao empoderamento feminino" alusivo ao mês do Dia Internacional da Mulher. A exposição é proposta pela estudante de Design Digital da UFPel, Michele Brum. Os créditos da informação e para mais dados da exposição na reportagem do Diário da Manhã.











Sobrenome Malheiros


"MALHEIROS - Sobrenome português toponímico. Provém de 'malheiro'. Primitivamente era alcunha. Denomina o indivíduo que faz malhas."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1993, pág. 02


Sobrenome Figueiredo


"FIGUEIREDO - Sobrenome toponímico. O mesmo que figueiral, onde nascem e crescem muitas figueiras. Forma arcaica: FIGUEEIREDO. 

O sobrenome possui uma lenda de origem: 'O cavaleiro Goesto Ansures, em tempo de Mauregato, rei de Leão, encontrou, uma vez, pelos campos, uma taifa de mouros levando donzelas cristãs ao cativeiro. O herói arrancou, então, o tronco de uma figueira e afugentando os mouros libertou as moças. Casou com uma delas e tomou depois disso o nome de Figueiredo, que se perpetuou em famílias da mais alta linhagem.

O solar desta família é na freguesia homônima, em Viseu."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 31 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Chagas


"CHAGAS - Sobrenome português, de origem religiosa. Da invocação das Chagas de Cristo. Etimologicamente vem de 'plaga' - palavra latina com o mesmo sentido. Em Botânica, uma planta ornamental da famílias das Trepadeiras.

Personalidades: Frei Antônio das Chagas, escritor e poeta português (1631-1682); Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas, médico e professor brasileiro, descobriu a enfermidade que tem seu nome (1876-1934); Frei Felipe das Chagas, dominicano português, poeta e pintor do século XVII; João Chagas, jornalista e escritor português, falecido em 1925; Joaquim Pinheiro das Chagas, major português, secretário particular de Dom Pedro V; Manuel Pinheiro Chagas, erudito português, romancista, escritor de prodigiosa memória, falecido em 1895."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Junho de 1991, pág. 02

Antonio da Silva Santos Paranhos


"Registro mortuario

Falleceu hoje o cidadão Antonio da Silva Santos Paranhos, thesoureiro do Banco da Provincia, e sogro do commerciante d'esta praça cidadão José Luiz Pereira.

O finado contava 74 annos de idade, e, outr'ora, foi estabelecido com casa commercial n'esta cidade.

As cerimonias do enterramento effectuaram-se ás 4 horas da tarde.

Apresentamos os nossos pezames á exma. familia do morto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Março de 1892, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...