domingo, 9 de outubro de 2022

Sobrenome Appel



APPEL - na maior parte das fontes que encontrei, APPEL e APEL seriam contrações do nome masculino Albrecht. Porém, existem outras possibilidades e vertentes deste sobrenome:


1. Pode ser uma variante dialetal do norte da Alemanha para "apfel" (=maçã). Entretanto, é mais provável que não se refira diretamente ao fruto, mas um nome de casa. Na Idade Média germânica, as casas nas cidades, nos burgos, não eram identificadas com números mas com denominações de animais ou plantas.

2. Também pode ser uma forma metafórica para "catador de maçãs de cavalo". "Maçã de cavalo" é uma expressão germânica para estrume. Portanto, um catador ou comerciante de estrume para fins de fertilização agrícola.

3. Por fim, pode ser um toponímico diretamente relacionado à aldeia de Appel, no município de Hollenstedt, no distrito administrativo de Harburg, Baixa Saxônia, Alemanha.

Distribuição do sobrenome na Alemanha atual: http://wiki-de.genealogy.net/Appel_(Familienname) 

Sobrenome Pfleger



PFLEGER no alemão moderno é usado para indicar cuidador, babá, tutor e enfermeiro. Alguém que cuida de algo, alguém que zela por algo.


Entretanto, a origem histórica do nome e seu significado são facilmente identificáveis: PFLEGER era um cargo dentro do direito feudal responsável pela administração e defesa de um castelo ou mosteiro. Uma espécie de superintendente, um tipo de zelador com grandes poderes, que cuidava da administração ordinária de um castelo, mosteiro ou igreja. Como se fosse um capataz, um gerente-geral, um administrador.

O PFLEGER era responsável pela logística, pelo abastecimento, pela manutenção de um local.

Numa área maior, como uma região inteira, havia o cargo de LANDPFLEGER, que equivaleria algo aproximadamente como um governador.

Historicamente, tanto na Alemanha (território atual), no antigo Império Austríaco, bem como na antiga Prússia, o termo foi usado para designar um "administrador", um "lugar-tenente" de um nobre, ou mesmo do governo central. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...