quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

A fada de Natal de Strasburg


Um conto folclórico recolhido pelo escritor Frances Jenkins Olcott
Certa vez, há muito tempo, vivia perto da antiga cidade de Strasburg, no rio Reno, um conde jovem e bonito, cujo nome era Otto. Com o passar dos anos, ele permaneceu solteira, e nunca lançou um olhar para as donzelas justas do país; por esse motivo, as pessoas começaram a chamá-lo de "coração de pedra".
Por acaso, o conde Otto, em uma véspera de Natal, ordenou que uma grande caçada fosse realizada na floresta ao redor de seu castelo. Ele, seus convidados e seus muitos retentores seguiram em frente, e a perseguição se tornou cada vez mais emocionante. Ele atravessava matas e sobre trilhos sem trilhas da floresta, até que finalmente o conde Otto se viu separado de seus companheiros.
Ele seguiu sozinho até chegar a uma fonte de água límpida e borbulhante, conhecida pelas pessoas ao redor como o “Poço das Fadas”. Aqui o Conde Otto desmontou. Ele se inclinou sobre a primavera e começou a lavar as mãos na maré brilhante, mas, para sua surpresa, descobriu que, embora o tempo estivesse frio e gelado, a água estava quente e deliciosamente acariciada. Ele sentiu um brilho de alegria passar por suas veias e, ao aprofundar as mãos, imaginou que a mão direita era agarrada por outra, macia e pequena, que deslizava suavemente de seu dedo o anel de ouro que sempre usava. E eis! quando ele estendeu a mão, o anel de ouro se foi.
Cheio de admiração com este evento misterioso, o conde montou em seu cavalo e retornou ao seu castelo, resolvendo em sua mente que no dia seguinte ele teria o Poço de Fadas esvaziado por seus servos. Ele se retirou para seu quarto e como ele estava em seu sofá, tentou dormir; mas a estranheza da aventura o manteve inquieto e acordado.
De repente, ouviu o ruído rouco dos cães de guarda no pátio e depois o rangido da ponte levadiça, como se estivesse sendo abaixada. Então chegou ao ouvido o tamborilar de muitos pés pequenos na escada de pedra e, em seguida, ouviu indistintamente o som de passos leves na câmara ao lado do seu.
O conde Otto saltou de seu sofá e, ao fazê-lo, soou uma música deliciosa, e a porta de sua câmara foi aberta. Apressando-se para a sala ao lado, ele se viu no meio de inúmeros seres das Fadas, vestidos com roupas gays e brilhantes. Eles não lhe deram atenção, mas começaram a dançar, a rir e a cantar ao som de música misteriosa.
No centro do apartamento, havia uma esplêndida árvore de Natal, a primeira já vista naquele país. Em vez de brinquedos e velas, penduravam em seus galhos iluminados estrelas de diamante, colares de pérolas, pulseiras de ouro enfeitadas com jóias coloridas, pérolas de rubis e safiras, cintos de seda bordados com pérolas orientais e punhais montados em ouro e adornados com as jóias mais raras. A árvore inteira balançava, brilhava e brilhava no brilho de suas muitas luzes.
O conde Otto ficou sem fala, olhando para toda essa maravilha, quando de repente as fadas pararam de dançar e recuaram, para dar espaço a uma dama de beleza deslumbrante que veio devagar em sua direção.
Ela usava nas tranças negras um diadema de ouro cravejado de jóias. Seus cabelos caíam sobre uma túnica de cetim rosado e veludo cremoso. Ela estendeu duas mãos pequenas e brancas para o conde e se dirigiu a ele em tons doces e atraentes:

“Caro conde Otto”, disse ela, “eu volto para sua visita de Natal. Eu sou Ernestine, a Rainha das Fadas. Trago-lhe algo que você perdeu no Poço das Fadas.
E, enquanto falava, tirou do peito um caixão de ouro, cravejado de diamantes, e o colocou nas mãos dele. Ele abriu ansiosamente e encontrou dentro de seu anel de ouro perdido.
Levado pela maravilha de tudo, e vencido por um impulso irresistível, o conde pressionou a fada Ernestine em seu coração, enquanto ela, segurando-o pela mão, o atraía para os labirintos mágicos da dança. A música misteriosa flutuou pela sala, e o resto da companhia de fadas circulou e girou em torno da rainha das fadas e do conde Otto, e depois se dissolveu gradualmente em uma névoa de muitas cores, deixando o conde e sua bela convidada em paz.
Então, o jovem, esquecendo toda a frieza anterior em relação às donzelas do país, caiu de joelhos diante da fada e implorou que ela se tornasse sua noiva. Por fim, ela consentiu com a condição de que ele nunca pronunciasse a palavra "morte" em sua presença.
No dia seguinte, o casamento do conde Otto e Ernestine, rainha das fadas, foi celebrado com grande pompa e magnificência, e os dois continuaram a viver felizes por muitos anos.

Agora aconteceu uma vez, que o conde e sua esposa Fada caçariam na floresta ao redor do castelo. Os cavalos estavam selados e com freio, e de pé na porta, a companhia esperou, e o conde percorreu o salão com grande impaciência; mas ainda assim a fada Ernestine ficou muito tempo em seu quarto. Por fim, ela apareceu na porta do corredor, e o conde se dirigiu a ela com raiva.
"Você nos deixou esperando tanto tempo", ele exclamou, "que você seria um bom mensageiro para pedir a morte!"

Mal ele falou a palavra proibida e fatal, quando a Fada, proferindo um grito selvagem, desapareceu de sua vista. Em vão, o Conde Otto, tomado de tristeza e remorso, vasculhou o castelo e o Poço das Fadas, nenhum vestígio de sua bela esposa perdida, mas a marca de sua delicada mão colocada no arco de pedra acima do portão do castelo.
Os anos se passaram e a fada Ernestine não voltou. A contagem continuou a lamentar. Toda véspera de Natal, ele montava uma árvore iluminada na sala onde conhecera a Fada, esperando em vão que ela voltasse para ele. O tempo passou e a contagem morreu. O castelo caiu em ruínas. Mas até hoje pode ser visto acima do portão maciço, profundamente afundado no arco de pedra, a impressão de uma mão pequena e delicada.
E assim, dizem as boas pessoas de Strasburg, foi a origem da Árvore de Natal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...