quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Sobrenome Comis

 


Sobrenome italiano originário da região do antigo Reino de Nápoles. Significa companheiro

Para que se entenda, dentro do contexto histórico: o auxiliar imediato de um líder feudal-militar, que por seus préstimos, recebia distinção, com direito a usufruto de terras, com ou sem servos. Vale lembrar que estamos falando da Europa medieval, e terras podem significar 100 ou mero um hectare. Na verdade, um determinado nobre, seja isso na Itália ou mesmo no restante da Europa Ocidental, normalmente possuía um séquito de auxiliares militares de confiança - os companheiros. Isso deriva do antigo Direito consuetudinário germânico. Em alguns casos, o companheiro podia se referir a qualquer pessoa próxima de confiança a determinado líder importante, seja ele prelado, funcionário real, juiz, comandante naval, etc.

Os registros Comite, Comites, Comes, Comis, Comise, Comitis já são perceptíveis em documentos feudais em 1028 e 1119. No caso, Comes e Comis são próprios da região e do falar do Vêneto.

Atualmente, Comis e Comes são concentrados na região de Belluno, Vêneto.

Entretanto, as formas Comis e Comes podem ser encontradas fortemente em algumas aldeias medievais da Sicília, tendo outra origem etimológica e significando cume, lugar alto em que se assenta um colono.

Fontes:

GRANDE, Gennaro. Origine de Cognomi Gentilizi nel Regno di Napoli. Nápoles/Itália: Vicenzo Pauria, 1858.

VITA, Guido. Diffusione del cognomi italiani. Roma: Ugo Belletti, 1947.


Sobrenome Ribeirão



 Sobrenome iniciado por Manoel Ribeirão de Freitas, natural da Ilha de São Sebastião, filho de Domingos Gonçalves da Silva Freitas e "Dona" Inácia, dita filha de Dona Antonia. Nasceu por volta de 1840.

Fonte: ANUARIO GENEALOGICO BRASILEIRO, Ano IV, 1942, pág. 332.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...