sábado, 18 de julho de 2015

Curato e Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Boquête

Trecho extraído de: RUBERT, Arlindo.História da Igreja no Rio Grande do Sul - volume 2. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 1997, p. 106-107.

"Na região de Pelotas, na Serra Buena, cedo existiu um Oratório de Na. Sra. da Conceição, do qual era capelão nos inícios do século XIX o Pe. Francisco José Pereira. Formada uma pequena povoação, os moradores dirigiram-se ao Vigário Geral interino Cônego João Baptista de Oliveira Salgado, que a 5 de setembro de 1827 concedeu licença para construir a Capela de Na. Sra. da Consolação da Serra Buena, depois chamada Boquete. Mas já era capela curada desde 1824. O 1o. cura foi o Pe. Antônio Maria Pacheco (1825-1827), oriundo da Ilha da Madeira, depois transferido para Piratini. O 2o. cura foi o italiano Pe. Jerônimo Raggo que em 1828 escreve: 'nesta capela curada de Na. Sra. da Consolação da Serra Buena." 

Freguesia de Nossa Senhora da Consolação do Cerro da Buena

Trecho extraído de: COSTA PEREIRA, José Saturnino da. Diccionario topographico do imperio do Brazil. Rio de Janeiro: R. Orgier, 1834, p. 212. 

"SERRO DA BUENA. - Freguezia da Provincia do Rio Grande no districto da Villa de Pelotas, donde dista 3 legoas ao poente. Seus moradores semeão trigo, milho, e outros grãos, e crião algum gado. O orago he N.Sra. da Consolação."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...