sábado, 8 de agosto de 2020

Sobrenome Roboredo


"ROBOREDO - Sobrenome português toponímico. Vem do latim 'roburetu', que significa carvalhal, lugar em que há muitos carvalhos. O mesmo que REBOREDO e REVOREDO."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Janeiro de 1994, pág. 03

Julieta Mandeli Mancuso


"Falecimento

Faleceu, nesta cidade, quinta-feira ultima, dia 24, a sra. d. Julieta Mandeli Mancuso, esposa do sr. Leonardo Mancuso, do comercio désta praça. A morte dessa senhora causou profundo pezar no vasto círculo de amizades e relações que aqui possuía.

A familia enlutada recebeu muitos pezames pela infausta ocorrencia. Os atos funebres realizaram-se no dia seguinte, com grande acompanhamento."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 27 de Novembro de 1938, pág. 04

O embate de polacos e russos em Tubarão


"Santa Catharina

Da Gazeta do Sul, de Santa Catharina:

'Tem havido geral sublevação no lugar denominado Cocal, do municipio do Tubarão.

Agora, porém, é a religião o motivo da discordia ali, entre polacos e russos, tendo já a lamentar-se, como resultado de uma lucta renhida e implacavel, ferimentos em muitos dos sublevados.

Ultimamente uma grande parte de taes colonos tenta atacar a cidade de Tubarão, cujos moradores, sem meios de defesa, acham-se sob grande e aterrador panico.

Estão sendo tomadas as mais energicas providencias, e amanhã segue no vapor Lomba, para Imbituba, um contingente de linha commandado por um alferes, com destino ao lugar da sublevação, para restabelecer a ordem e garantir a vida e a tranquilidade d'aquelles povos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 30 de Outubro de 1891, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...