quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Sobrenome Bemdito


"ANTIGUALHAS

ORIGEM DOS NOMES DE ALGUMAS FAMILIAS CONHECIDAS

(...)

- Morava na Aldeia dos Anjos um velho sacristão chamado José dos Santos Abreu, que tinha a devoção ou obrigação de levantar o Bemdito quando sahia o viatico a algum enfermo; pelo que o começaram a chamar José do Bemdito. Com a continuação do tempo tiraram-lhe o do, ficando simplesmente José Bemdito. Um filho que veio para Porto Alegre assignava-se ao principio João José dos Santos Abreu, e com esse nome ainda conservo uma certidão por elle passada no Cartorio Eclesiastico; e como todos o chamavam João Bemdito, por conselhos de alguem começou a assignar-se João Bemdito dos Santos Abreu, e assim morreu."

Fonte: ANNUARIO DA PROVINCIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA O ANNO DE 1886. Porto Alegre, Gundlach & Cia., 1885, pág. 154.

Quitéria Rodrigues da Silva


"Registro mortuario

N'esta capital falleceu, no dia 11 do corrente, a exma. sra. d. Quiteria Rodrigues da Silva, respeitavel e extremosa mãi do nosso amigo João José Rodrigues da Silva, a quem apresentamos os nossos pezames.

✤✤✤✤✤

No Sarandy, Estado Oriental, falleceu o fazendeiro rio grandense José Joaquim do Amaral.

✤✤✤✤✤

Em Bagé finou-se, em consequencia de uma lesão organica do coração, o sr. Serafim Segundo de Araujo, de 61 annos de idade.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Outubro de 1892, pág. 02, col. 03

Tenente-coronel Manoel Marques de Oliveira


"Passamento

Da Conceição do Arroio nos communicaram pelo telegrapho ter fallecido hontem n'aquella villa o nosso co-religionario tenente-coronel Manoel Marques de Oliveira, legitima influencia politica, cidadão geralmente estimado pelas suas reconhecidas virtudes.

Pezames á sua desolada familia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 06 de Maio de 1891, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...