sábado, 5 de janeiro de 2019

A Colônia de Três Forquilhas - Parte 03


"3. - Origem do nome - Topographia - Regimen territorial

A colonia Tres Forquilhas deve o seu nome ao rio em cujas margens ella assenta - o rio Tres Forquilhas.

Esse rio é a divisa actual que separa os municipios de Conceição do Arroio e Torres; de modo que parte da colonia pertence a este ultimo municipio e parte no de Conceição do Arroio.

Na épocha de sua fundação Tres Forquilhas pertencia ao territorio da Villa de Santo Antonio da Patrulha, pois a zona que comprehende os actuaes municipios de Conceição do Arroio e Torres formava a Freguezia da Serra ou Freguezia de N.S. da Conceição do Arroio pertencente áquella villa.

Mais tarde, em 1857, Conceição do Arroio é elevada á cathegoria de Villa, abrangendo a Freguezia das Torres. Passa Tres Forquilhas a pertencer a Conceição do Arroio.

Sendo Torres elevada á cathegoria de Villa e municipio em 1878 com os limites da antiga Freguezia, (com Conceição do Arroio e rio Tres Forquilhas) passa essa colonia á jurisdicção dos dois municipios.

Volta ella á jurisdicção de Conceição do Arroio em 1887, quando Torres voltou a ser Freguezia, mas torna á de Torres quando esta Villa em 1890 é restaurada.

Forma-se o rio Tres Forquilhas pela confluencia dos rios do Pinto e dos Carvalhos que nascem na serra do Mar.

Depois de um percurso de cerca de cinco leguas o rio Tres Forquilhas lança-se na lagôa Itapeva. Esta lagôa despeja pelo Sangradouro dos Cornelios para a lagôa dos Quadros ou das Casas de Telhas (também lagôa do Ignacinho), da qual nasce, na barra do João Pedro, o Sangradouro das Malvas que forma o rio Tramandahy. Este rio tem sua foz no Oceano.

Varios tributarios de maior e menor importancia recebe o rio Tres Forquilhas por uma e outra margem até lançar-se na lagôa da Itapeva.

Os principaes são os seguintes: pela margem direita, o arroio do Padre, o arroio do Erling, e rio Tres Pinheiros e a sanga do Espinho; pela margem esquerda, o rio Josaphat ou do José Feil, o arroio dos Dahl, a sanga dos Teixeiras, o rio dos Alaggios e o rio do Chapéo.

Alfredo Varella, na sua obra - O Rio Grande do Sul - dá para o rio Tres Forquilhas mais os seguintes affluentes que não conhecemos: arroio da Encantada, das Pedras e das Larangeiras. Suppomos que o arroio da Encantada seja o rio dos Tres Pinheiros e que do das Pedras seja o arroio do Padre.

As embocaduras dos tres ultimos affluentes do rio Tres Forquilhas formam as forquilhas que lhe deram o nome.

Encontramos tambem em documentos antigos o nome - rio da Forquilha.

O valle formado pelo rio Tres Forquilhas e sobre o qual assenta a colonia do mesmo nome é extenso e largo com uma penetração de cerca de cinco leguas.

Contrafortes da Serra do Mar ladeiam-no approximando-se em alguns pontos e noutros desdobram-se em valles menores e canhadas por onde descem as aguas dos tributarios do curso principal.

Dos altos d'esses contrafortes precipitam-se alguns veios de agua formando encantadoras cascatas que quebram o silencio d'aquellas mattas e de longe ao revérbero do sol a pino semelham traços de prata, sobre um fundo verde escuro.

Sujeito a grandes innundações, o terreno ahi é de uma fertilidade assombrosa.

Basta informar que ha pedaços de terra que vêm sendo cultivados ha quasi um seculo, sem adubação alguma, offerecendo sempre colheita tão farta como a que recolheram os primeiros colonos.

O rio Tres Forquilhas é navegavel em parte. O porto principal é o dos Allagios. Rio fundo e de aguas cristalinas, bordado de mattas alterosas, é um encanto a viagem por elle acima.

Logo á entrada da barra, sobre a margem esquerda e á sombra da Serra, ha campos de banhados de excellente qualidade, onde pasta gado medio e são abundantes as aves aquaticas que voltejam em bandos enormes confundindo os seus diversos pios. Emprestam á paysagem um lindo effeito aquelles milhares de azas de todos os tamanhos e de todas as côres, numa louca confusão, a descreverem curvas e contra-curvas num doido volutear, até que a embarcação se afaste e aquella nuvem alada desça tranquila aos seus dominios pantanosos.

Começam depois os mattos de um e outro lado a se mirarem no espelho das aguas. Aqui, uma canoa presa por cipó a alguma estaca, á frente de risonha habitação que apparece sobre o barranco alteroso do rio meio encoberta por arvores que o machado devastador alli deixou para abrigo da modestia, dá verdadeiros saltos quando as aguas se agitam em pequenas ondas regulares á passagem da lancha. Alli, são figueiras enormes de cujos galhos pendem flocos de barba de páo por entre orchydeas odorantes e vistosas, que encantam a vista. Acolá, roças á beira-rio onde homens e mulheres trabalham alegremente, ou cortando as cannas já sazonadas para fabrico de assucar ou arroteando o terreno para novas plantações.

Tudo isso de par com o suave canto dos passaros que povoam os mattos ribeirinhos, alegra o excursionista já deslumbrado ante o espectaculo grandioso daquella natureza maravilhosa.

Ao fundo, a silhueta graciosa da Serra do Mar, cujos taymbés se vêm distinctamente enclinados nos mattos ralos dos quaes sobressahem vetustos pinheiros, firmes alli como sentinellas seculares que lá estão á beira dos campos de Cima da Serra, testemunhas mudas de toda a historia daquella terra e d'aquellas gentes.

Á direita estão os morros do Chapéo e dos Tres Irmãos; á esquerda surge o dos Tres Pinheiros.

Pelas encostas se divisam manchas de um verde claro como que retalhos sobrepostos áquelle vasto manto de verdura que cobre montes e canhadas. São as plantações de canna de assucar, cultura preferida naquella zona, e que offerece aos agricultores vantagens melhores que qualquer outra.

Os primeiros colonos foram estabelecidos por ambas as margens dos rios nos terrenos de varzea como chamam alli á planície. Successivas enchentes, entretanto, os foram obrigando a procurar as encostas, de modo que hoje poucas habitações restam das primitivas.

Contam-se alli verdadeiros horrores das enchentes. São casas arrancadas; centenas de animaes arrastados pelas aguas; familias inteiras que pereceram; plantações destruídas e até cadaveres a corrente arrebatou do Cemiterio.

O Governo Imperial ao fundar a Colonia, mandou demarcar a cada familia ou colono um lote de terreno ou data, formando-se assim uma extensa picada, de Oeste para Lesta. Em geral os lotes ou datas fazem frente ao rio, variando muito quanto á sua extensão. Ha os de 1.600 até 2 mil e tantos metros de fundo. A arca primitiva de cada lote, segundo os documentos consultados era de 160.000 braças quadradas, que corresponde a 77 Hectares mais ou menos.

A posição geographica da Colonia era excellente. Em 5 horas, no maximo, ia-se do extremo leste da picada aos campos de Cima da Serra.

Havia dois caminhos. Um sahia nas Contendas e o outro na Fazenda de Manoel Marques da Roza.

Não nos foi possivel encontrar uma planta geral da Colonia. Cremos mesmo que não exista, porque empregamos esforços para encontral-a e elles foram baldados.

Sómente um novo levantamento completo nos permittirá conhecer a verdadeira localização de todos os lotes.

Nos primeiros annos da Colonia houve duvidas e contendas entre os colonos por que não foram executados como o deveriam ser os trabalhos de demarcação.

Hoje, entretanto, apezar de se encontrarem muito subdivididas aquellas terras é pacifica a situação de todos os proprietarios.

Cada familia cultiva as suas terras e mantem abertas as linhas de divisa, havendo respeito por parte dos confinantes.

Manoel Fernandes Bastos."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (RS), 03 de Novembro de 1926, pág. 01, col. 05-07; pág. 02, col. 01

Uma rifa portuguesa


"Em Guimarães, província do Minho, Portugal, um sujeito rifou sua mulher e sua filha.

O preço dos bilhetes para a primeira era de 200 rs. e de 500 rs. para a segunda.

A filha tocou por sorte a um padeiro, que a reclamou; a mãe, porém, que não sabia que havia sido rifada com sua filha, ao ter d'isso noticia, correu a contar o facto ás autoridades policiaes que metteram no xadrez o rifador das duas mulheres."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (RS), 18 de Janeiro de 1892, pág. 02, col. 01 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...