sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Senegaleses na cidade de Pelotas

 



Os senegaleses chegaram a partir do início da década de 2010 em Pelotas, dentro de um processo que já estava em curso no Brasil desde a década anterior que era a 


migração em busca de melhores condições de vida para o país, de pessoas oriundas do continente africano. Não foi algo exclusivo dos procedentes do Senegal, pois também se registra nesse período no Brasil a vinda de congoleses, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos, gambianos, togoleses, ganeses, dentre outros etnias da África. No caso dos senegaleses, além da crise social existente no país, imperou também a sangrenta guerrilha separatista que agita a província de Casamance, no sul do Senegal.

            Em Pelotas, vários dos imigrantes senegaleses passaram anteriormente por grandes centros urbanos do Brasil como São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. Dedicam-se principalmente ao comércio de rua, vendendo produtos importados da China a preços populares. São em grande maioria muçulmanos e originários da capital Dacar e de sua região metropolitana.

Em 2017, o projeto Kanimambo da Secretaria Municipal de Cultura procurou dar visibilidade cultural aos senegaleses, com exposição de vestuário e artesanato típicos.

 

Fontes:

ROBERTO, Simone Assis Alves. Senegaleses e o comércio ambulante em Pelotas-RS: etnografia do encontro, acolhimento e dispersão. Pelotas/RS, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas/UFPel, 2019.

ROBERTO, Simone Assis Alves & PINHEIRO, Patrícia dos Santos. Do Senegal a Pelotas, RS: migração, identidade e violência. In: Século XXI, Revista de Ciências Sociais, v. 9, n. 1, jan.-jun. 2019, pág. 123-158.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...