segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Sobrenome Esteves


"ESTEVES - Patronímico de Estevão. Também escrevia-se ESTEVEZ. Estevão vem de 'Stephanos' - nome grego que significa 'coroa, diadema'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Carregosa


"CARREGOSA - Toponímico. Que tem muitas carregas. Terreno com esse vegetal. Um tipo de junco. É o nome de uma freguesia do Concelho de Azemeis, Aveiro, em Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Abril de 1991, pág. 03

Antônio Joaquim Dias


"Registro mortuario

A bordo do paquete Rio Pardo, em viagem para esta capital, falleceu hoje, pouco depois das 4 horas da manhã, o sr. Antonio Joaquim Dias, proprietario do Correio Mercantil, jornal que fundou em Pelotas ha desoito annos e de que era proprietario.

Ás 4 horas o cidadão Dias, estando na camara conversando com outros passageiros, sentiu sangue na bocca, o que attribuiu a incommodo de dentes.

E tomou um calice de cognac, procurando combater o estado de ligeira indisposição em que se achava.

Em seguida retirou-se para o seu camarim, onde caiu.

Acudindo varias pessoas, encontraram morto o nosso collega.

Constatando o obito, o medico de bordo attribuiu a sua origem a uma syncope cardiaca.

Lamentando o facto, que veiu privar da vida um homem ainda moço e operoso, apresentamos os nossos pezames aos seus desolados filhos, a dra. Antonieta Dias e o academico de direito Cezar Dias.

- O feretro foi conduzido de bordo do Rio Pardo, ás tres horas da tarde, para o escriptorio da Reforma, d'onde se effectuou o saimento.

A este facto compareceram representantes de todo o jornalismo porto-alegrense, fazendo-se A Federação representar pelo seu proprietario.

- Ao publico se invita para os actos funebres associaram-se as redacções de todos os jornaes porto-alegrenses, com extensão indelicada, desattenciosa e injustificavel da redacção d'esta folha."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Março de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...