quarta-feira, 3 de junho de 2020

Recursos Genealógicos para famílias descendentes de alemães no Brasil



O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão disponibiliza em seu site sete volumes da coleção Famílias Brasileiras de Origem Germânica para download gratuito em formato pdf. Dado o grande interesse neste assunto expressado por inúmeros visitantes do nosso blog, compartilho aqui o link (logo abaixo) da página e seu acervo. Há um grande conjunto de dados e informações genealógicas em cada volume, uma preciosa contribuição para a história da imigração alemã no Brasil.

Sobrenome Paim


"PAIM - Sobrenome português, talvez de origem toponímica. Viria de Pelagini, nome de vila ou de Painho, nome de localidade. Já documentado por volta de 1600. Em Portugal, não existe nenhum lugar com o nome de Paim. Há-o, sim, na Galícia, com a grafia 'Pain'. Deriva de 'Plagius', via Pelágio. Esta é a conclusão a que chegam vários pesquisadores. Foi admitida também a sua origem inglesa, e teriam entrado no Reino de Portugal aos tempos da Rainha Dona Filipa (1360-1415) com Dom Tolamim Paim, fidalgo inglês."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Outubro de 1993, pág. 05

Sobrenome Heredia


"HEREDIA - Sobrenome toponímico espanhol. É família ilustra de Aragão, onde houve muitos ricos homens deste apelido. No tempo do rei Dom Afonso V passou ao Reino de Portugal o nobre Dom Afonso de Heredia."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Maio de 1993, pág. 03

Sobrenome Cabral


"CABRAL - Toponímico. 'Lugar onde pastam ou existem cabras'. Segundo Leite de Vasconcelos: 'cerveira, ossal, cervos, ursos e cabras'. O mais antigo deste apelido é Aires Cabral, que foi fidalgo no tempo do rei Dom Dinis. No tempo dos primeiros reis de Portugal ocuparam postos de destaque e à família permaneceu o senhorio de Belmonte e outras terras contíguas.

Cabral vem de cabra, que por sua vez se origina do latim 'capra', e esta do umbro 'kaprum'.

Cabral é nome de porto no Rio Paraná; e serra em Minas Gerais.

Personalidades: Antônio Bernardo da Costa Cabral, estadista português (1803-1889); Artur Sacadura Freire Cabral, aviador português (1880-1924); Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil (1467-1520)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 29 de Outubro de 1990, pág. 03

Thomazia Valle


"Registro mortuario

(...)

No Cerro Largo morreu d. Thomazia Valle, sogra do cidadão Antonio Rodrigues de Faria, pharmaceutico em Jaguarão.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 27 de Abril de 1892, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...