quarta-feira, 12 de setembro de 2018

O Museu Nacional em 1885

"O MUSEU NACIONAL

Lê-se no Jornal do Rio de Janeiro:

<<Nos ultimos dias foi visitado o Museu Nacional pelos srs. ministros plenipotenciarios da França, Belgica, Russia e Allemanha, bem como pelos secretarios das legações franceza e allemã, pelo chefe da estação naval da França e seu ajudante de ordens.

<<Como era natural, por se tratar de acquisições de data recente e de alta valia para a prehistoria sul-americana, fixou-se principalmente a attenção dos visitantes nos objectos desaterrados dos antigos necroterios da ilha de Marajó, e descriptos pelo sr.dr. Ladisláo Netto no ultimo exemplar dos Archivos do Museu Nacional.

<<Taes objectos, entre os quaes se contam productos ceramicos de lavor bem acabado, e até pouco tempo inteiramente desconhecidos em todo o Brazil, devem representar antiguidade de mil annos constituindo indicios, a juizo do sr.dr. Ladisláo Netto, de civilisação parallela á dos Incas, no Perú, e a dos Astekas, no Mexico, posto que se distingam por caracteres particulares.

<<Alguns d'estes exemplares foram colhidos na ilha de Marajó pelo sr.dr. Ladisláo Netto, quando, ha tres annos, visitou o norte do imperio no interesse da Exposição Anthropologica Americana que se realisou no Museu Nacional, primeira do seu genero em ambas as Americas.

<<Muitos outros foram ali colligidos, com aturado labor, pelo sr. C. Rumbelsperger que para este fim fez duas viagens ao Pará.

<<O sr. Rumbelsperger, francez de origem, serve ao Brazil ha 40 annos, exercendo desde algum tempo o cargo de naturalista-viajante do Museu Nacional.

<<Em tal caracter acompanhou este illustre septuagenario a commissão brazileira que observou de Punta Arena a passagem de Venus, tendo trazido d'ali, apezar de grave accidente de que foi victima, e que lhe roubou numerosos dias de trabalho, estimavel collecção de productos dos tres reinos da natureza.

<<Desde a exposição, a que acima nos referimos, tem recebido o Museu Nacional quantidade mui valiosa de objectos com os quaes se têm enriquecido as suas antigas collecções e creado outras.>>"

Fonte: A FEDERAÇÃO (RS), 04 de Novembro de 1885, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...