sábado, 20 de julho de 2019

Histórico do Município de Três Coroas/RS


"Três Coroas situa-se no Vale do Paranhana e seus primeiros colonizadores foram de origem alemã, que vieram de São Leopoldo e depois já neste século vieram colonos de origem italiana que vindos de Caxias do Sul, fixando residência no vale, principalmente Quilombo e Linha Vinte e Oito, bairros de Três Coroas. A população lusa somente começou a fixar residência aqui, em maior número, provinda da Serra, Cambará do Sul e São Francisco de Paula. E deveras admirável a harmonia reinante no Município entre esses vários elementos raciais.

Desde sua fundação lugar já teve várias denominações: Linha dos Último Alemães, Vale ou Colônia de Santa Maria, Santa Maria de Cima, Santa Maria do Mundo Novo, e quando criou o distrito simplesmente: Mundo Novo, e por último Três Coroas. Deu origem ao nome atual um pinheiro com três troncos e copas (coroas) que existia no vale do Arroio Kampf. Em 31/03/1938 Mundo Novo foi elevada a categoria de Vila, pela Lei Federal no. 7199, entretanto em 1903 foi iniciada campanha de criação do Distrito de Mundo Novo, com o batalhador Germano Volkart que viu seus anseios coroados de êxito em 10/11/1904 pela Lei Municipal no. 86A. Foi criado o Distrito de Mundo Novo, sendo o 4o. Distrito de Taquara.

O Município de Três Coroas foi instituído oficialmente em 12/05/1959 pela Lei Estadual no. 3741. A transferência de administração do ex-distrito de Três Coroas para a Comissão Emancipadora ocorreu no Gabinete do Prefeito de Taquara no dia 15/06/1959. A primeira eleição no Município foi em 08/11/1959 e o primeiro prefeito de Três Coroas foi o Sr. Affonso Saul.

Três Coroas está distante de Porto Alegre, capital do Estado, em 92 km, tem sua área total de 166 km2 e pelo Censo de 1997 tem 18.000 habitantes e é administrada pelo Prefeito Alcindo de Azevedo.

Sua principal fonte de renda é a indústria de calçados, comércio, agricultura de subsistência, onde é cultivado milho, feijão, batata, etc.

O Município destaca-se na região do Vale do Paranhana e dos Sinos pelo incentivo à cultura e ao esporte, como a canoagem."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 26 de Abril de 1999, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...