terça-feira, 23 de julho de 2019

Sobrenome Ramirez


"Antigo sobrenome patronímico ibérico, derivado do nome masculino Ramiro. Algumas das famílias de Ramírez, de diferentes áreas da Espanha, alcançaram a nobreza. Atualmente, o sobrenome está amplamente difundido em toda a Espanha e na América Latina.

Entre as casas com este patronímico de mais antiga e nobre origem, figura aquela que se radicava em Madrid durante o reinado de Afonso VI de Castela, e em Navarra aquela que procede da Casa Real daquele reino e que teve um senhorio na vila de Arellano, pertencente ao distrito judicial de Estella.

Segundo os dados recolhidos pelos heraldistas e genealogistas García Carraffa em sua obra 'O Solar Catalão, Valenciano e Balear', em Aragão existiram duas casas muito importantes com o sobrenome Ramiro, das quais descendem parte dos Ramírez do antigo reino aragonês. Outra parte passou a povoar os reinos de Valencia e Mallorca, posteriormente.

Conforme Bizén d'O Rio Martínez, outras linhagens importantes da família estão concentradas na localidades aragonesas de Huesca, Zaragoza, Ateca e Monreal de Ariza. O mesmo autor aponta a existência das formas compostas, também na mesma região, de linhagens como Ramírez de Ateca e Ramírez de Isuerre."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...