sábado, 3 de agosto de 2019

Sobrenome Guimet


"Antigo sobrenome catalão, registrado desde o século XVI, conforme o Censo do Principado da Catalunha de 1553. 

Etimologicamente, segundo os estudos de Francesc de Borja Moll, que é especialista em sobrenomes catalães, o sobrenome Guimet é um diminutivo do nome/sobrenome Guim ou Guillem, por sua vez a forma catalã para o nome germânico Wilhelm, que também é Guillermo na língua castelhana, Guillilemus na língua latina e Guilherme na língua portuguesa. Por isso, um patronímico na forma hipocorística.

Segundo o Arquivo Geral Militar de Segóvia, foram militares importantes desta linhagem: Antonio Guimet, do Corpo de Saúde Militar, no ano de 1796; e seu filho, Francisco Guimet, também do mesmo corpo, no ano de 1819."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Doménech


"Segundo a explicação dos heraldistas e genealogistas García Carrafa, Doménech é um sobrenome de origem catalã, com casas solares nas cidades de Vic (Barcelona) e Gerona.

Um dos primeiros portadores deste sobrenome do qual se tem notícias, foi Juan Doménech, que migrou da França para servir o rei Jaime I de Aragão. Participou ativamente da conquista do castelo de Puig, nas cercanias da cidade de Valência, na fronteira entre as terras cristãs e as terras muçulmanas. Mais tarde, Juan Doménech ainda contribuiu na conquista final da cidade de Valência.

O Padre Doménech, natural de Valência, foi uma figura de destaque desta linhagem na cidade, pertenceu a Companhia de Jesus. Outro importante religioso foi Francisco Doménech, natural de Alcira, que pertenceu a Ordem de São Jerônimo.

Isidro Doménech, também natural de Valência, obteve privilégio militar do rei Felipe Iv, em 1653, e iniciou uma nova casa fidalga, com brasão de armas próprio.

Nas terras aragonesas se documenta uma casa com este sobrenome, escrito ora como Domenech ora como Domenec, radicada na povoação de Fraga cujos membros se estenderam por várias outras localidades de Aragão.

Natural de Fraga, Francisco Domenech obteve o titulo de Infanção em 1806.

Etimologicamente, Doménech é uma variante catalã do nome latino Dominicus. Entretanto, não se desconsideram as linhagens do lado oriental dos Pirineus, isto é, na França. Por isso, há linhagens do sobrenome com origem no sul e sudoeste francês."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Estefanía


"Segundo os genealogistas García Carraffa, os Estefanía tiveram seu primitivo solar na vila de Sorzano, pertencente ao distrito judicial de Logroño, na província de La Rioja. Um dos ramais deste núcleo original passou à província castelhana de Valladolid pelo casamento do cavaleiro Diego de Estefanía, natural de Sorzano, com Dona Teresa de Sorriva, natural de Valladolid.

Os mesmos autores apontam que os Estefanía do solar de Sorzano passarão posteriormente a Viscaya, estabelecendo principalmente em Bilbao e Guernica, e que, mais tarde, foram possuidores do Marquesado de Lanas.

Outros Estefanía, originários de Logroño, migraram para Brea, em Aragão.

Etimologicamente, Estefanía é um patronímico dos nomes Estéfan ou Esteban (correspondem a Estéfano ou Estevão, em português). A forma com 'f' é mais provavelmente originária e percebida nas regiões orientais da Península Ibérica."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Cuesta


"Antigo sobrenome castelhano de distinto solares nas províncias de León e Santander. Posteriormente se estendeu pelas duas Castelas, Aragão, Múrcia e Andaluzia.

O primitivo solar dos Cuesta de León radicou-se na antiga irmandade de Argüellos, do distrito judicial de La Vecilla, e desse solar se emanou a ramal que vai estabelecer a casa de mesmo sobrenome na vila de La Pola de Gordón, no mesmo distrito. Algumas linhagens do solar de La Pola de Gordón passaram mais tarde a Castela, e outra passou a Aragão. Em terras aragonesas, os Cuesta são documentados desde o século XVI.

Em Santander existiram solares da família Cuesta, na vila de San Vicente de la Barquera; na localidade de Tudanca, no distrito judicial de Cabuérniga; na localidade de Barros, no Valle de Buelna e distrito judicial de Torrelavega; e em Liérganes, no distrito de Santoña.

A origem do sobrenome Cuesta remete à ideia de 'encosta', 'inclinação', 'escarpa' - topônimo comum na Espanha da Idade Média."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Funes


"Segundo os genealogistas García Carraffa, esta antiga linhagem procede da Casa dos Duques da Bretanha, na França, quando um dos príncipes daquele família aristocrática veio a unir-se à Corte de Navarra durante o período da Reconquista. Como era de sangue aristocrático, o rei navarro uniu o príncipe a uma senhora nobre, que era proprietária das casas de Funes, Talaes, Peralta e outras. Entretanto, isso prova que a linhagem de Funes é mais antiga que a chegada do príncipe bretão, talvez tendo tomado relevância a partir do supracitado matrimônio.

Os Funes são de origem navarra, portanto. Inicialmente, foram senhores da vila e do castelo do mesmo nome, que foi adquirido dos mouros ainda no século X. No ano de 1015 figura como senhor de Funes, Fortún López de Funes, e em 1091, Aznar Fortún Aznar. Ainda em 1091, figura como rico-homem na corte de Sancho Ramírez IV de Navarra, Aznar Garcés de Funes.

Em Aragão, a linhagem de Funes aparece durante o reinado de Jaime I, sendo que, Bernardo de Funes, natural de Huesca, se distinguiu nas campanhas de conquista de Mallorca e Menorca.

Já em 1278, serve ao rei Pedro III de Aragão, Rui González de Funes, que recebeu por serviços prestados o castelo de Ariza. Em 1285, esteve na batalha de Tarazona. Também tomou parte na guerra de Mallorca contra os muçulmanos e serviu igualmente o rei aragonês Jaime II quando este esteve em conflito com o Reino de Castela, em 1299.

José Antonio Funes de Villalpando Ariño y Climente, nascido em 1623, foi terceiro marquês de Ossera, senhor das baronias de Quinto y Figueruelas, Estopiñán, Vilafranca de Ebro, Cabañas e Almer, além de ter sido membro do Conselho Supremo de Aragão, General de Artilharia em Flandres, Governador de Gante, Castelão de Brujas e Amberes e Vice-rei de Cerdeña e Guipúzcoa.

Segundo Mogrobejo, funes significa 'pastiçal', 'prado', 'pastagem'."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...