domingo, 21 de junho de 2020

Sobrenome Portugal


"PORTUGAL - Sobrenome português toponímico. Seu uso é registrado em 1229. Ocorre evidentemente em Portugal, Brasil e antigas possessões lusitanas. Registrado também na Alemanha, França, Itália e Holanda. Provavelmente, em alguns casos, difundido por judeus sefárdicos. Etimologicamente, provém de Portucale.

Acredita-se que inicialmente o sobrenome referia-se à região conhecida como 'Portugal' e não ao reino (lembrando que o sul de Portugal era conhecido como Algarve)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 10 de Dezembro de 1993, pág. 12

Sobrenome Landim


"LANDIM - Sobrenome português toponímico. Provém do genitivo 'Landini', cujo nominativo é 'Landinus', em latim. Por sua vez vem de 'lande', germânico, que significa 'terra'. É nome de freguesia de Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 05 de Junho de 1993, pág. 03

Sobrenome Calaça


"CALAÇA - Indivíduo preguiçoso, mandrião. O mesmo que 'calaceiro, vadio'. Como lusismo, preguiça, mandria. Também é considerado como sinônimo de CARAÇA."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Novembro de 1990, pág. 03

Bibiano Ferreira de Almeida


"Fallecimento

Hoje pela madrugada falleceu, na cidade do Rio Grande, onde dirigia um collegio de estudos secundarios, o antigo e provecto educacionistas Bibiano Francisco de Almeida, que outr'ora residiu n'esta cidade, aqui exercendo tambem o magisterio particular.

O finado era auctor de um compendio de grammatica portugueza e reputado o primeiro latinista do Estado.

Contava 57 annos de idade.

Apresentamos os nossos pezames á sua familia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Maio de 1892, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...