segunda-feira, 14 de novembro de 2016

III Feira do Livro de Capão do Leão deve acontecer em dezembro


A 3a. edição da Feira do Livro de Capão do Leão deve acontecer em dezembro deste ano, conforme informações colhidas pelo autor deste blog no dia de hoje. Aguardamos mais informações e logo postaremos novidades a respeito. O local deve continuar sendo a Praça João Gomes. 

No ano passado, o evento foi muito positivo, com grande número de atrações culturais e atividades.

Festa da Melancia deve ser extinta em Capão do Leão

Extra-oficialmente podemos afirmar que a tendência mais provável sobre a Festa da Melancia de Capão do Leão é a sua extinção. De acordo com o que sabemos, devido ao fato de há muito tempo o município ter deixado de ser um grande produtor da fruta (atualmente só duas famílias seguem com o cultivo), a melancia perdeu o status de um dos principais produtos agrícolas de Capão do Leão. Inclusive, nas últimas edições do evento, a comissão organizadora teve que comprar a maior parte do produto de fora do município. 

Todavia, o que deve acontecer é que, o principal evento municipal ao ser extinto, seja substituído por outra denominação, onde o produto ou foco em questão seja outro. A nova equipe municipal provavelmente deve estar estudando uma festa ou feira relacionados a algum produto agrícola de maior destaque em terras leonenses, como o arroz ou o leite. Ou ainda um evento relacionado à agroindústria de modo geral. Não há certeza ainda. Entretanto, sabemos que não há nenhuma movimentação no atual momento em relação a uma hipotética Festa da Melancia em 2017.

O ano de 2017 deve ser de adaptação da nova equipe municipal ao governo. Como a Festa da Melancia e o Levante da Canção Gaúcha ocorrem logo em março tradicionalmente, dificilmente haverá tempo hábil para a sua organização. Porém, acreditamos que o Levante da Canção Gaúcha deve continuar, senão em 2017, certamente em 2018, dado ser um evento que tem granjeado sucesso desde sua primeira edição. E também não haveria motivos para sua interrupção.

Nossa opinião é que, infelizmente, a melancia deixou de ser realmente uma marca identitária do município. Importa, contudo, termos um evento que represente o potencial leonense, independente de sua denominação. Isso sim não pode deixar de haver.

Atualização em 15-11-2016 (21 horas): No dia de hoje, recebi algumas indagações a respeito desta postagem e cumpre aqui esclarecer o que quis dizer, caso tenha ficado meio nebulosa a questão. O que sabemos é que a PRINCIPAL FESTA MUNICIPAL deixará de ser "da Melancia", mas isso NÃO SIGNIFICA QUE DEIXARÁ DE HAVER UMA FESTA MUNICIPAL. Existirá uma outra festa com outra denominação já em estudo. Pelo menos foi isso que nos foi passado, de acordo com minha fonte. 

Balada do Will no Alkimia Espaço Cultural


O evento ocorre no dia 19 de Novembro, a partir das 23h30min, no Alkimia Espaço Cultural, na Avenida Narciso Silva 2025, Centro, Capão do Leão.

São atrações do evento: MC Will, Tonzinho Farias, MC Nego Vini e Grupo Ponto Zero. 
Para maiores informações, segue a página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1841580306086864/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...