quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Histórias Curiosas LXXI

Era por volta da década de 1940, na localidade de Hulha Negra, hoje um próspero município da Campanha Gaúcha, mas que, na ocasião ainda pertencia ao município de Bagé, que se passou este insólito acontecido. Na estação ferroviária do lugar, fora empregado um sujeito como agente da mesma, mas que não tinha a mínima noção do ofício, na verdade um homem de hábitos campeiros, sempre criado na zona rural, que recebera o cargo como prêmio por serviços prestados na política. Estava ali por conveniência e tentava entre erros e acertos ir levando o emprego que lhe dava uma remuneração estável e bem melhor que o serviço de peão de estância.

Numa feita, em pleno mês de dezembro, com o calor da época insuportável e o sol fustigante, lá foi o nosso agente da estação, a que chamavam de Nascimento, esperar o trem das 15 horas na plataforma de desembarque para fazer os habituais procedimentos burocráticos de seu ofício.O que chamava a atenção de todos é que o Nascimento trajava um grosso sobretudo de lã uruguaia, dos pés a cabeça, o que lhe provocava o efeito de praticamente pingar suor pelo corpo todo, principalmente pelo rosto vermelho, visivelmente perturbado pelo calorão. Um admirado conhecido do Nascimento não se constrange e diante de tal situação o interpela para entender aquele estranho comportamento do "índio velho":

- Pelo amor de Deus, "Seo" Nascimento, o senhor não 'tá com calor, tchê?! Olha este sol!! Está todo mundo sofrendo com o calorão vestindo malha curta! Imagina tu, índio velho!!

- Óia, Fulano, 'tô que não me aguento mais! Vontade "loca" de tomar um banho de sanga!

- E por que tu não tira essa roupa, tchê?

- Não posso, rapaz!

- Mas não pode porque? Bombacha rasgada? Perdeu a guaiaca?

- Não! É que isso é "ordi". Isso aqui é "ordi".

- Mas que ordem é essa, xiru?

- Pois, como eu sei que tu sabe lê, eu vou te mostrar, então.

Nisso, o Nascimento tira do bolso do sobretudo um papel que se tratava de uma circular da Viação Férrea e entrega para o amigo, que surpreso, passa os olhos no texto:

"Fica determinado que a partir desta data todo funcionário e agente ferroviário deverá usar uniforme SOBRETUDO em horário de embarque e desembarque de passageiros."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...