segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 19

 



451. Buks, Bux - sobrenome patronímico do nome pessoal Bux, que pode ser tanto uma forma curta do nome polaco Budzislaw, quanto do nome alemão Burkhardt. Também pode se referir à arvore conhecida como buxo. Pode ainda ser derivado de buxe - forma dialetal para um tipo de calça masculina.

452. Bulman - sobrenome patronímico do nome pessoal Bula, este por sua vez uma forma adaptada do nome alemão Bulle (=touro). Pode ainda ser uma derivação do alto alemão medieval buole que significa parente próximo, parente de sangue. Ou também, homem que mora numa colina, num monte, do vocábulo alemão renano bühel que significa colina, morro.

453. Bulski - sobrenome patronímico do nome pessoal Bula, este por sua vez uma forma adaptada do nome alemão Bulle (=touro). Ou também e com muita probabilidade: pessoa balbuciante. Outros significados: selo de documentos antigos; decreto governamental; espinha, tumor; rocha projetada na encosta de uma montanha; corcunda; um tipo de bolsa; alguém que recusa ou refuta.

454. Bulhak - sobrenome de origem russa que significa confusão, turbilhão, coisa ou situação embaralhada. É também um antigo nome medieval, por isso tem a possibilidade de ser um patronímico.

455. Bulowicz - sobrenome patronímico do nome polaco Bula.

456. Bunalski - sobrenome metonímico que significa barulhento, tagarela, agitado, nervoso, expansivo, extrovertido.

457. Buntkowski - vários significados; rebelião, rebelde, independente; feixe de cereais, cacho de qualquer fruto; nó, trama espiral que se encontra em artesanato; árvore curva; aliança; conspiração, motim. Pode ainda ser um toponímico relativo à aldeia de Buntowo, no antigo condado de Zlotów.

458. Buraczewski - sobrenome com amplos significados: algo enterrado, ato de enterrar, aterro, aterrado; cinza; linha, faixa agrícola; beterraba; um tipo de manto. Também um toponímico relacionado à aldeia de Buraczki, no antigo condado de Sluck ou Buraki, encontrado nos antigos condados de Zytomierz e Trocki.

459. Burbicki - sobrenome metonímico que significa estômago. Pode designar o comerciante de estômagos de ruminantes.

460. Burchart, Burchert - sobrenome patronímico do nome alemão Burkhardt.

461. Burczycki - repreender, bufar; rosnar; barulho; grunhido. Toponímico relativo aos seguintes locais: a aldeia de Burcz, no antigo condado de Kartuzy; Burcze, aldeia no antigo condado de Ruda; Burczyce, aldeia no antigo condado de Samborski.

462. Burdelak, Burdun - sobrenome metonímico que significa turbulento, brigão, homem inquieto, homem temperamental.

463. Burik - sobrenome patronímico do nome polaco Bur.

464. Burke - sobrenome patronímico do nome Burke, forma curta do nome alemão Burkhardt.

465. Burkiet, Burky - sobrenome patronímico do nome polaco Burek. Também um patronímico do nome pessoal alemão Bürky.Também um toponímico relativo ao lugar Burki, no antigo condado de Rywycki.

466. Burlikowski - vinculado ao termo burlik que significa cinza. Pode se referir a uma característica do relevo quanto à cor do cabelo ou o aspecto dos olhos. O sobrenome foi verificado primeiramente na Cujávia em 1650.

467. Burmistrzak - sobrenome metonímico que significa prefeito, o governador civil de uma cidade ou burgo.

468. Burnóg - sobrenome metonímico que significa violento, forte, intrépido.

469. Bursa - sobrenome metonímico com duas possibilidades mais plausíveis: um comerciante ou fabricante de sacos ou bolsas ou genericamente um comerciante de qualquer coisa. Pode ainda se referir a dormitório, local de repouso, ponto de repouso numa rota ou estrada de circulação. Por fim, pode ser uma derivação do substantivo baixo-alemão bursche que significa menino, rapazote, jovem.

470. Bursch, Burski - estudante, camarada, companheiro; valentão; mensageiro; servo de ordens. Ou ainda um toponímico relacionado a Bursz (nome alemão Bursch), no antigo condado de Niborsk, ou a Bursz, no antigo condado de Dzialdowo. Há referências na literatura histórica também a um lugar denominado Burszewo, cujo localização é desconhecida. Na Cassúbia, o termo pode ter o sentido de fazendeiro rico, proprietário rico, abastado. A forma Burs era um nome prussiano antigo, igualmente.

471. Buruk, Buryn - sobrenome patronímico do nome polaco Bury. Também se vincula ao termo burlik que significa cinza. Pode se referir a uma característica do relevo quanto à cor do cabelo ou o aspecto dos olhos.

472. Burzynski - sobrenome toponímico relativo à aldeia de Burzyn ou à aldeia de Burzyno, ambas localizadas no antigo condado de Kolno. Outros significados: tempestade; desassossego, confusão; velhaco, rude. Por fim, um patronímico do nome polaco Bury.

473. Buszczak - sobrenome patronímico do nome Busz, este uma forma curta do nome eslavo Budzislaw. Ou ainda um toponímico relativo às aldeias de Buszczak, no antigo condado de Cieszanów, e Buszcze, no antigo condado de Brzezany.

474. Butki - sobrenome metonímico que significa sapateiro. Figurativamente, pode significar orgulhoso. Também um toponímico relativo a Butka (nome alemão Butken), aldeia no antigo condado de Goldap.

475. Buza, Buzak, Buzek - sobrenome metonímico que significa boca, porém com interpretação ampla, pois pode se referir tanto a uma característica fisiológica, comportamental ou geográfica. Também é um termo para denominar um tipo de mingau de farinho com outras misturas, comum em tempos idos da Polônia. Figurativamente, pode ter o sentido de ganancioso, ambicioso. Por fim, um toponímico relacionado ao assentamento de Buza, no antigo condado de Chelmski.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...