quarta-feira, 1 de abril de 2020

Sobrenome Medeiros


"MEDEIROS - Sobrenome português toponímico. Em Portugal, há uma localidade com este nome. Medeiros são 'lugares em que se há medas ou montões de feixes de trigo, palha, etc.' Também denomina o 'lugar em que se juntam medas de milho."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 10 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Fráguas


"FRÁGUAS - Sobrenome toponímico. O mesmo que frágas, brenhas. É nome de freguesia em Vila Nova de Paiva, em Viseu, Portugal. Tem foral desde 1514. Também é nome de freguesia no Concelho de Rio Maior, em Santarém, Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Chichorro


"CHICHORRO - Documentado em 1523. Talvez seja variante de chicharro, 'carapau grande' - nome de peixe. Peça de artilharia, menor que o meio berço. Escudela usada em Trás-os-Montes e na Beira. Espécie de cogumelo em Bragança. Primitivamente foi alcunha. Supõe-se também derivação de 'chincha' - uma espécie de barco de pesca. No português arcaico significava cachorro.

Personalidade: José de Abreu Bacelar Chichorro, magistrado português no século XIX, deixou várias obras sobre a presença francesa em Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 05 de Julho de 1991, pág. 03

Léonie Allibert


"Registro mortuario

Após cruciantes padecimentos, falleceu hontem, e foi sepultada hoje, a exma. sra. d. Léonie Allibert, de 43 annos, esposa do nosso co-religionario Alphonse Allibert, a quem apresentamos condolencias."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Abril de 1892, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...