terça-feira, 27 de setembro de 2022

Sobrenome Uhry



UHRY é um sobrenome judaico, mas também um sobrenome cristão. Isso acontece porque ele é poligenètico, tem diferentes origens em diferentes momentos e lugares. Vamos lá:


1 - Como sobrenome mais vinculado a pessoas de etnia judaica, ele é um toponímico da aldeia homônima, no distrito de Horodok, oblast de Lviv, Ucrânia. A região possui uma população judaica de fala germânica, dado às migrações colonizatórias que aconteceram entre os séculos XVII e XVIII.

2 - Um patronímico curto do nome germânico Ulrich (Ulrico em português). É mais próprio da Saxônia-Anhalt, Alemanha.

3 - Um toponímico relacionado à localidade de Uhry, na cidade de Königslutter am Elm, Baixa Saxônia, Alemanha.

4 - Um toponímico relacionado à aldeia da cidade de Pribyslav, no distrito de Havlíckuv Brod, república Tcheca.

5 - Um toponímico relacionado à região de Uhrig, na Alsácia francesa. As formas Uhri ou Uhry são dialetais e correspondem a este lugar. 

Pelourinho Punk

 



Departamento Jovem do Clube Juvenil realiza hoje, às 23h30min, a tão esperada promoção denominada "Pelourinho Punk", com seleção musical da noite à cargo do discotecário Rocha Netto, com muito rock e new wave nos subterrâneos do aristocrático. Não-sócios pagam pelos convites Cr$ 1.500,00 e feminino Cr$ 700,00.

Punk é a moda extravagante, originária da Inglaterra e se caracteriza pela deformação numa atitude de agressão às diferenças sociais, ao desemprego, etc.

Essa deformação está desde os cortes de cabelo (só de um lado, ou só no topo) até a coloração, que vai do amarelo, verde, vermelho, bordô, azul... Ainda as tatuagens ou pinturas pelo rosto e no corpo. Nas vestes, do couro ao maltrapilho e incompleto e ainda o uso de correntes, grito a opressão. Por isso, os promotores pedem a todos que estejam vestidos com a moda punk e as 10 melhores caracterizações receberão a camiseta exclusiva da festa.

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 04 de Junho de 1983, pág. 04

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...