quarta-feira, 11 de julho de 2007

Esporte Clube Bandeirante (1960)

E.C. Bandeirante, campeão porto-alegrense de futebol amador de 1960
Esteve no mesmo ano em Capão do Leão em amistoso com o Independente F.C.
Cortesia: Família Beléia

JK na Faem

Quadro de Formatura da Turma de Agronomia de 1958

Em 07 de março de 1959, por ocasião da inauguração do novo prédio da Escola de Agronomia Eliseu Maciel (hoje faculdade), esteve em Pelotas o Sr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, excelentísimo presidente da República, além de várias outras autoridades. Tendo chegado por volta de 13:45 hs no Instituto Agronômico do Sul, o sr. Presidente veio acompanhado do Sr. João Goulart, vice-presidente da República, do Sr. Mário Meneghetti, ministro da Agricultura, do Sr. Leonel Brizola, governador do estado do Rio Grande do Sul, além de outras altas autoridades. O primeiro ato de JK fora cortar a fita simbólica disposta na entrada do novo prédio da Escola de Agronomia, proferindo, em seguida, brevíssimo discurso.
Em seguida, todos dirigiram-se ao anfiteatro da escola onde, pouco depois, seria iniciada a solenidade de formatura da turma de agronômos de 1958. Tomou assento a mesa diretora da cerimônia (que na memória de muitos jamais houve uma igual em qualquer formatura subseqüente nas universidades da região): Dr. José Alvarez de Souza Soares Sobrinho (diretor da Escola de Agronomia), João Goulart (vice-presidente da República), Mário Meneghetti (ministro da Agricultura), Leonel Brizola (governador do Estado), Adolfo Fetter (prefeito de Pelotas), Gal. Nélson de Mello (comandante do IX Regimento de Infantaria), Dom Antônio Zattera (bispo diocesano de Pelotas), Domingos Spolidoro (presidente da Assembléia Legislativa), Dr. Eliseu Paglioli (reitor da UFRGS), Prof. Paulo Tholosan Dias da Costa (diretor do Inst. Agron. do Sul), e por fim membros da Escola de Agronomia.
JK surpreendeu ao entrar junto com os formandos, no exato instante em que o diretor da Escola de Agronomia os chamara. O público levantou-se e houve certa emoção entre os presentes. O Dr. José Alvarez quis ceder a condução dos trabalhos ao presidente, honraria que ele dispensou de imediato. Após proceder a chamada dos formandos, um a um, para entrega dos diplomas, em seguida, pronunciou-se o orador da turma, Ernani Chaves. JK, como paraninfo e homenageado da turma, no prosseguimento da cerimônia, cumprimentou os formados e, após ler parcialmente discurso datilografado, partiu para o improviso, onde abordou aspectos da vida e desenvolvimento nacionais.
Por volta de 18 horas, a cerimônia encerrou-se e as autoridades partiram para lugar não revelado. Às 19 horas, JK e seu vice tomaram o avião presidencial no Aeroporto de Pelotas, em dirteção ao Rio de Janeiro.
As obras do novo prédio da Escola de Agronomia iniciaram-se em 1954, tendo sido interrompidas no biênio 1955/1956. Em 1957, sob o governo JK, as obras reiniciaram. O custo total do empreendimento ficou por volta de 70 milhões de cruzeiros à época.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...