terça-feira, 9 de junho de 2020

Sobrenomes Brasileiros - Parte 14


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.

Tupan - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Tupi - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Tupinambá - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. Conta-se Jacques Tupinambá, nascido em Jaú, São Paulo, em 25 de Março de 1900. Já no ano de 1876, encontra-se um João Segisfredo Tupinambá, oficial de fazenda, de 30 anos, no distrito da Sé, em Belém do Pará. 

Tuxini - sobrenome que tem início com Luiz Gonzaga Tuxini Sombra, nascido no Amazonas no início do século XX e que foi praça da Brigada Policial do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro). 

Ubirajara - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Ubiratan - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Uracassú - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Uraponga - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Urçussino - sobrenome encontrado em Pombal, Paraíba, no ano de 1872. O primeiro nome foi omitido. 

Uruguassú - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Utinga – sobrenome registrado em Antonio Francisco Matheus Utinga, residente no Recife/PE, em 1830. 

Vassourense - sobrenome toponímico relacionado à cidade de Vassouras, Rio de Janeiro. Temos um registro de 1875, mas sem indicação do primeiro nome. 

Xexéo - sobrenome iniciado por Matheos de Araújo Lima Caldas, no Rio de Janeiro em 1822, que passou a se chamar Matheos de Lima Caldas Xexéo. 

Xuxa Meneghel – sobrenome iniciado por Maria da Graça Meneghel (1963-), apresentadora, atriz e cantora nascida em Santa Rosa/RS, que incorporou o apelido artístico Xuxa ao sobrenome em 1988, passando a se chamar Maria da Graça Xuxa Meneghel. 

Yacaré - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Ypiranga – sobrenome registrado em Jorge Gonçalves Farinha Ypiranga, residente na localidade de Curral do Campo, Maranhão, em 1898. 

Zazá – sobrenome registrado em Francisco Desiderio Zazá, residente em Salinas, Maranhão, no ano de 1906. 

Zeca - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Zumby - sobrenome registrado com Vicente Zumby, na cidade de Olinda, no ano de 1878. 

Zuza - sobrenome registrado com Melchiades Alfonso Zuza, falecido no distrito do Arraial, em Pernambuco, no ano de 1899.


Sobrenomes Brasileiros - Parte 13


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.

Sinimbu - sobrenome iniciado por João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (1810-1906), nascido em São Miguel dos Campos, Alagoas. Foi Visconde de Sinimbu e presidente das províncias de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Sul e Bahia. 

Suçuarana - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. A forma variante Sussuarana aparece no Rio de Janeiro em 1881. Nas Antigualhas Brazilicas de Francisco Ignacio Cruz e Mello aparece a forma Suassurana. 

Sucupira -  sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Tabaco - sobrenome encontrado num registro de 1906 que, contudo, remete a um personagem da época da estada da Família Real Portuguesa no Brasil, na pessoa de Evaristo Burro Tabaco. Aqui arrolamos por entender que Tabaco não é sobrenome português nem espanhol. Burro, sim. 

Talakuai - sobrenome indígena amazônico. Registro de 1972. 

Tamandaré - sobrenome originário do movimento da Confederação do Equador (1824). 

Tamanduahy - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Tamoyo - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. É iniciado por Deoclecio de Siqueira Tamoyo, coletor e membro da junta classificadora de escravos do município de Rio Claro, na então província do Rio de Janeiro. Registro de 1885. 

Tanajura - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Tapaiuna - sobrenome indígena amazônico. Registro de 1972. 

Tapajós - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Consta a variante Taparós. 

Tapuia - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Tayoba – sobrenome encontrado na então província de Minas Gerais, na figura do candidato a deputado Tayoba Junior em 1884. 

Terena - sobrenome indígena. Registro de 1985. 

Thebas - sobrenome iniciado por Francisco Raynaldo Bernardes, em 1875, em São Paulo, que passou a se chamar Francisco Raynaldo Bernardes Thebas. 

Tibiriçá - sobrenome com origem em São Paulo, já registrado no século XVI. 

Tira-a-limpo - sobrenome iniciado por Bonifácio Pires Antunes, residente na então província de Minas Gerais, em 1872, que passou a se denominar Bonifácio Antunes Tira-a-limpo. 

Tocantins - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Tota – sobrenome registrado em Manoel Antonio Henriques Tota, residente no Recife/PE em 1830. Embora seja próximo ao sobrenome italiano Totta, esta alcunha aqui arrolada se refere a um regionalismo nordestino. 

Tôtô – sobrenome registrado em Antonio Severiano de Queiróz Tôtô, membro do Partido Liberal, residente em Quixadá, Ceará, no ano de 1889.


Sobrenomes Brasileiros - Parte 12


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.

Piriquito - sobrenome iniciado pelo Padre João Evangelista Leal, residente no Rio de Janeiro, em 1822, que passou a se chamar João Evangelista Leal Piriquito. Variante: Periquito. 

Pitaguary - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Pitanga - sobrenome encontrado no Maranhão em 1878. Também é listado como sobrenome do período pós-Independência, por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Pitomba - sobrenome iniciado por Miguel Francisco Borges Uchóa, 1o. tenente da 1a. companhia do 2o. Batalhão de Caçadores da Corte do Império, em 1822, que passou a se chamar Miguel Borges de Uchóa Pitomba. 

Pojucan - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Potiguara - sobrenome indígena que remonta ao período pós-Independência. Também aparece nos estudos de Arnaldo Ubirajara em 1924 como Potyguara. 

Quinquim - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Rodrigão – sobrenome iniciado por José Rodrigo Pompeu Gouveia, proprietário da fazenda Theodorico, no Ceará, que passou a se denominar José Rodrigo Gouveia Rodrigão, em 1888. 

Rosa Brazileira - sobrenome iniciado por Quirino de Souza França, em 1875, residente em Belém, no Pará, que passou a se chamar Quirino de Souza Rosa Brazileira. 

Rosa de Alexandria - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Variante: Rosa de Alixandria. 

Ruy Barbosa - sobrenome derivado de um nome pessoal. 

Sabaraboçu - sobrenome inspirado na lenda indígena da montanha homônima (seria repleta de metais preciosos). Remonta ao tempo do bandeirantismo.  

Salviano – sobrenome iniciado por Rodrigo Cardoso, residente na comarca de Caxias, Maranhão, em 1889, que incorporou o nome do pai por causa de um homônimo, passando a se chamar Rodrigo Cardoso Salviano. 

Sauhym - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

São Christóvão - sobrenome adotado por escravos alforriados pela iniciativa dos empregados da Companhia de Bondes São Cristóvão, do Rio de Janeiro, em 1881, como forma de agradecimento. 

Sapucaia - sobrenome iniciado pelo Padre Antonio Gomes de Mello, natural de Alagoas, em 1822, que passou a se chamar Antonio Gomes de Mello Sapucaia. Variante: Sapucáia. 

Sem Sobrenome [sic] - sobrenome iniciado por Joaquim Sem Sobrenome, dono de um patacho que fazia comércio marítimo entre a Bahia e o Rio de Janeiro. É anotado em 1857.

Serinhaem - sobrenome registrado com Virissimo José dos Reis Serinhaem, em 1890 no Recife, Pernambuco. 

Sernamby - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.

 

Siará – sobrenome registrado em José Barboza Pires Siará, em Recife, em 1830.

Sobrenomes Brasileiros - Parte 11


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.

Paraguassu - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Parahybuna - sobrenome registrado com Miguel Guido das Chagas Parahybuna, residente na então província de São Paulo no ano de 1877. 

Paranaguá - sobrenome iniciado por João Lustosa da Cunha Paranaguá (1821-1912), nascido em N.S. do Livramento de Parnaguá, Piauí. Foi o 2o. Marquês de Paranaguá e presidente das províncias do Maranhão, Pernambuco e Bahia. 

Patativa - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Paturí - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Paudagua – sobrenome registrado em Olimpia de Seixas Paudagua, residente em São Luís, Maranhão, no ano de 1907, e citada como sócia da Sociedade Funerária Seis de Janeiro. 

Paulista – sobrenome registrado com Francisco Paulista, no distrito do Garimpo, em Ouro Preto, na então província de Minas Gerais, em 1884. 

Pé-do-Mundo - sobrenome aportuguesado do imigrante italiano Vittorio Piedemont, chegado no Rio de Janeiro em 1878 e transferido para Bahia em 1882. Noutra relação Vitório Pé-do-Mundo aparece na província de Goiás. 

Peitica - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Pelotas – sobrenome registrado em Mateus Branco Pelotas, membro da Guarda Nacional em 1881, do termo de Aracaty, no Ceará. 

Pernambucano - sobrenome iniciado pelo Padre Joaquim Dias Martins, partícipe da Insurreição Pernambucana de 1817, que passou a se chamar Joaquim Dias Martins Pernambucano. 

Pernambuco - sobrenome registrado com Dyogenes Peixoto de Gusmão Pernambuco, residente na cidade de Paraíba (hoje João Pessoa/PB), em 1890. Em 1911, é citado um Pedro José de Almeida Pernambuco, em Recife/PE. 

Petisca - sobrenome registrado em Ouro Preto, Minas Gerais, em 1869. 

Piracambeua - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Piragibe - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Variante: Pirajibe. 

Pirahyba - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Piratininga - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Pimenteira - sobrenome com origem no Piauí. Registro de 1956. 

Piqueroby - sobrenome com origem em São Paulo, já registrado no século XVI. 

Pirajá - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924.


Sobrenomes Brasileiros - Parte 10


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.


Miraçaba - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Moacara - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. Significa fidalgo. 

Mocó - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Monducurú - sobrenome originário do movimento da Confederação do Equador (1824). 

Montezuma - sobrenome do período pós-Independência. Inicia-se com Francisco Gomes Brandão, visconde de Jequitinhonha  (1794-1870), que adotou o nome de Francisco Gê Acayaba de Montezuma. 

Mororó - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Muaná - sobrenome encontrado na comarca de Cachoeira, Pará, em 1881, sem indicação do prenome. 

Napoleão - sobrenome anotado em Luiz Ponciano da Silva, em 1867, residente em São Paulo, que passou a se chamar Luiz Ponciano da Silva Napoleão. De acordo com o relato, o sobrenome foi adotado como homenagem ao imperador francês homônimo falecido em 1821. 

Neguinho da Beija-Flor Marcondes – sobrenome iniciado por Luiz Antônio Feliciano Marcondes (1949-), intérprete musical, cantor e compositor, nascido em Nova Iguaçu/RJ, que incorporou o nome artístico Neguinho da Beija-Flor ao sobrenome em 2017, passando a se chamar Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes. 

Neptuno - sobrenome adotado por João Francisco da Silva, do termo do Bom Conselho, no Pará, em 1888, que passou a se denominar João Francisco da Silva Neptuno. 

Nhonhô - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.  

Nicteroy - sobrenome brasileiro listado em 1921. 

Oiticica - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Ouro Preto – sobrenome registrado em José Aniche Costa Ouro Preto, oriundo de Paracatu, Minas Gerais, em 1887. 

Pacova – sobrenome registrado em Turybio Henrique L. Pacova, 1º. Secretario da Sociedade Auxiliadora Cearense 25 de Março, em 1902. A aludida sociedade ficava em São Luís do Maranhão. 

Paixão Cearense – sobrenome registrado em A.J. Paixão Cearense, ourives estabelecido à Rua de São Clemente, número 37, no Rio de Janeiro, em 1884. 

Pancada - sobrenome iniciado por José Bartolomeu Pancada, militar assentado na então capitania do Ceará em 1759. Desconhece-se o seu sobrenome anterior. 

Papagaio - sobrenome iniciado pelo Padre José Vicente Ferreira, natural de Alagoas, em 1822, que passou a se chamar José Vicente Ferreira Papagaio. 

Papoila - sobrenome encontrado no Recife, Pernambuco, em 1876. 

Paracatú - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907.


Sobrenomes Brasileiros - Parte 09


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.


Lula da Silva – sobrenome iniciado por Luiz Inácio da Silva (1947-) em 1982, ex-presidente da República do Brasil, que incorporou o hipocorístico Lula ao sobrenome, passando a se denominar Luiz Inácio Lula da Silva. 

Macahé - sobrenome encontrado no Rio de Janeiro em 1877.

Macambôa – sobrenome registrado em José Alves Macambôa, bacharel em Direito por Coimbra, residente no Rio de Janeiro, advogado durante o período da estada da família real portuguesa no Brasil. Dados de 1821. 

Malagueta - sobrenome iniciado pelo Padre José Antonio de Caldas, vigário de Maceió, em Alagoas, no ano de 1822, que passou a se chamar José Antonio de Caldas Malagueta. 

Mamaluco [sic] - sobrenome registrado na pessoa de Manoel Antonio Mamaluco, residente na então província do Rio de Janeiro em 1838. 

Manáos - sobrenome brasileiro listado em 1921. 

Mangabeira - sobrenome encontrado em Mecejana, Ceará, no ano de 1856. 

Mangah - sobrenome iniciado com Ulysses Mangah, índio ipurinã convertido e aculturado em 1879, que se estabeleceu no Rio de Janeiro. 

Mapirunga - sobrenome encontrado em José Carneiro da Cunha Mapirunga, proprietário de terras de Viçosa, no Ceará, em 1885. 

Maracanã - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Existe a variante Maracanan. 

Marajó - sobrenome registrado com José Antonio Marajó, membro de uma companhia de transportes fluviais, em Santarém, Pará, no ano de 1878. 

Maranhaense - sobrenome encontrado no Rio de Janeiro em 1877.

Massaranduba - sobrenome encontrado em Pernambuco em 1875. 

Matalauê - sobrenome indígena encontrado na Bahia. Registro de 2000. 

Mattuto - sobrenome registrado com Manoel Marques Mattuto, comerciante de tabaco de Olinda, Pernambuco, em 1902. 

Mehináku - sobrenome indígena com origem no Mato Grosso. Registro de 2014. 

Mequetrefe - sobrenome iniciado por Joaquim Iscotto Mequetrefe, residente no Rio de Janeiro em 1881. 

Mercurio – sobrenome registrado em Joaquim da Nobrega Mercurio, residente próximo à Estrada do Cantagallo, no Rio de Janeiro, em 1887. É dito que seu sobrenome é pátrio, porém não conseguimos compreender se ele foi o iniciador ou portador da alcunha devido a um ascendente. 

Mineiro - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Minhoga [sic] - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.


Sobrenomes Brasileiros - Parte 08


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.

Jandaia - sobrenome iniciado pelo Padre José Joaquim Barboza, natural de Pernambuco, em 1822, que passou a se chamar José Joaquim Jandaia. 

Jandira – sobrenome registrado em João da Silva Jandira, residente no termo de Ribamar, Maranhão, em 1908. 

Japiassú - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Jararaca - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Jatahy - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Em 1889, é citado João Chrisostomo da Silva Jatahy em Fortaleza, Ceará.

Jatobá - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Jequiriçá - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Jequitinhonha - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Joaquim - sobrenome iniciado por Antônio Maria de Sá, residente no Maranhão, em 1878, que passou a se chamar Antônio Maria de Sá Joaquim. A adoção da alcunha se deve ao nome de seu pai, como forma de diferenciar-se de um homônimo. 

Jucá - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. 

Jupi – sobrenome registrado em Mariano de Souza Jupi, residente no Recife/PE, em 1830. 

Juriti - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Variantes: Jurití, Jurity. 

Juruá - sobrenome registrado no Pará em 1876. 

Jutahy - sobrenome originário do movimento da Confederação do Equador (1824). 

Kadiweu - sobrenome indígena encontrado no Rio de Janeiro. Registro de 1987. 

Kaiabi - sobrenome indígena amazônico. Registro de 1972. 

Kaiuá - sobrenome indígena amazônico. Registro de 1972. 

Kaxinawá - sobrenome indígena com origem no Acre. Registro de 2014. 

Lagoa - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. 

Lagoeiro - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...