quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 33

 



801. Dobrzanski - sobrenome toponímico referente a Dobrzany, nome de localidade encontrado nos antigos condados de Gródek, Stryjski e Lviv. Também um patronímico dos nomes eslavos Dobromir ou Dobroslaw. Por fim, um metonímico para homem bom, gentil, justo.

802. Dobrzeniewski - sobrenome toponímico relativo a Dobrzyniewo, aldeia anotada no antigo condado de Wyrzyski. Também um patronímico dos nomes eslavos Dobromir ou Dobroslaw. Por fim, um metonímico para homem bom, gentil, justo.

803. Dobrzysnki - sobrenome toponímico relacionado a Dobrzyn, cidade do antigo condado de Rypin, à direita do rio Vístula; ou a Dobrzienen, aldeia no antigo condado de Niborski. 

804. Dogielski - sobrenome toponímico associado aos seguintes locais: Dogiele, feudo e aldeia no antigo condado de Nowy Aleksandrów, na freguesia de Krewno; Dogi, nos antigos condados de Lidzki e Kaunas; Dogieliszki, no antigo condado de Wilkomier. Também pode ter o sentido metonímico de cão, cachorro e indicar duas coisas: pessoa de cabeça grande ou pessoa vigilante, desconfiada.

805. Dohanik - sobrenome de origem bielorrusa que significa incerto, em julgamento, suposto. Diz-se de uma pessoa forasteira ou pessoa fugida.

806. Doktor - sobrenome metonímico que significa doutor. No contexto medieval de origem na Polônia, que para este sobrenome é o ano de 1354, corresponde a um indivíduo que tenha cursado as artes e ciências em uma universidade.

807. Dolecki - sobrenome toponímico relativo a Doleck, aldeia na comuna de Nowy Kaweczyn, antigo condado de Skierniewice.

808. Dolinski - sobrenome relacionado ao nome de lugar Dolina, encontrado nos antigos condados de Szczuczysnki, Wloclawski, Kiev, Latyczowski, Szycki, Swiecianski, Vilnius, Lidzki, Translatorki, Sanocki, Czortkowski e Tarnopolski. O sobrenome pode também ser uma referência geográfica associada ao substantivo dolina que significa vale, baixada, concavidade, leito seco de rio, floresta baixa num vale.

809. Dolegowski - sobrenome toponímico relacionado a Dolegi, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Mazowiecki e Szczuczynski; ou a Dolega, nome de aldeia observado nos antigos condados de Brzeski e Obornicki. Também pode ser um metonímico vinculado ao substantivo dolega/doleka que corresponde a força, violência, algo que abunda, algo que age com intensidade, algo agressivo.

810. Domagala - sobrenome associado à ideia de exigir, superar, obter, reivindicar. Diz-se de uma pessoa que saiu de uma condição prévia prejudicial e obteve melhor condição, por extensão, pode ter vários empregos: homem recuperado após doença, servo que se tornou livre, habitante de um burgo que adquiriu direito num ofício profissional, nativo que retornou à sua terra natal, etc. Entretanto, dentro de um ponto de vista dialetal, pode se aproximar à ideia de chamado, apelo, e vincular-se a uma espécie de tática de caça.

811. Domalewski - sobrenome patronímico do nome pessoal eslavo Domala (significa dono de casa, por extensão, homem livre, homem que é proprietário de uma habitação). Pode ainda se referenciar ao substantivo domalega que nomeia um tipo de fogão central nas antigas habitações dos povos eslavos. Por fim, um metonímico para dono de casa, dono de uma propriedade (em oposição a um servo que habita nas terras de seu senhor).

812. Domanski - sobrenome patronímico do nome Doman, forma dialetal do nome polaco Damian (Damião em português). Pode ainda ser um toponímico relacionado aos nomes de lugar Domanin ou Domanice (vários na Europa Oriental).

813. Domaradzki, Domeracki - sobrenome toponímico relativo a Domaradz, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Brzozów e Opolski, ou a Domaradzice, aldeia no antigo condado de Sandomierz. Também um patronímico do nome polonês antigo Domarad.

814. Domaszewski - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes locais: Domaszew, aldeia na comuna de Podlez, antigo condado de Garwolin; Domasze, nos antigos condados de Borisowski, Wilejski, Dzisienski e Braslawski; Domaszewice, no antigo condado de Kielce; ou a Domaszewicze, no antigo condado de Nowogródek.

815. Domian - sobrenome patronímico do nome Doman ou Domian, forma dialetal do nome polaco Damian (Damião em português).

816. Dominiak, Dominiczak - sobrenome patronímico do nome Dominik (Domingos em português).

817. Dominowski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Dominów, aldeia no antigo condado de Lublin; Dominowo, aldeia no antigo condado de Sredzki; Domnowo (nome alemão Domnau), cidade e feudo no antigo condado de Frydladzki. Também pode ser um patronímico do nome Domin, forma dialetal curta do nome Dominik (Domingos em português).

818. Domitrz - sobrenome patronímico do nome Dymitr (Demétrio em português).

819. Domnowski - sobrenome toponímico relacionado a Domnowo (nome alemão Domnau), cidade e feudo no antigo condado de Frydladzki. Também um patronímico vinculado às formas silesianas e sorábias Domnick e Domna (ambas correspondem a Dominicus em latim, Domingos em português).

820. Domzalski - sobrenome patronímico do antigo nomes polaco Domzal.

821. Donat - sobrenome patronímico do nome pessoal Donat (Donato em português).

822. Dorawa - sobrenome patronímico dos nomes dialetais polacos e eslavos Dorota, Dorofiej, Dorosz, Dorot, Chodor e Fiedor. Todos eles são formas aliteradas de Theodor (Teodoro em português).

823. Döring - sobrenome toponímico que significa turíngio, procedente da Turíngia - região histórica e estado federal da atual Alemanha.

824. Dornowski - sobrenome que indica uma referência à área de residência. Provém do substantivo alemão dorn que significa espinho, espinhoso. Portanto, um morador de uma área de muita vegetação espinhosa. Também pode ser um metonímico para pessoa antipática, mal-humorada.

825. Dorosz - sobrenome patronímico do nome Dorosz, uma forma do nome Theodor (Teodoro em português).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...