domingo, 10 de junho de 2007

Castelo Granja da Cachoeira

A atual dona da Granja da Cachoeira, Maria Amélia Tavarez Perez Wrege vive em Pelotas. A economia é voltada para a imobiliária da família Wrege, também localizada em Pelotas. Já na granja, o ponto mais importante, é no período do ano de setembro a março, com a reprodução de eqüinos crioulos, que foi idéia e tem o investimento de Rouget Gigena Wrege. A maior diferença na granja, é que antigamente não havia um movimento tão grande de eqüinos, como há hoje.
A residência principal tem cerca de 92 anos; localizada na BR 293 – km 18, no município de Capão do Leão. Seu primeiro morador, foi Rouget Perez, que comprou a referida propriedade do Conde Mamedes, pois era parecido com um castelo de Paris – França. Hoje a casa é usada como lazer nos fins de semana pela família Perez.

História de vida e contribuição do Dr. João Rouget Perez:
Foi diretor e fundador da Rádio Pelotense;
Professor da Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel – Pelotas;
Em 1926 fundou o Laboratório Dr. Rouget Perez;
Em 1940, foi nomeado diretor da Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel, onde representou o Brasil em vários congressos nacionais e internacionais;
1952 – Congresso Internacional de Bioquímica – Paris;
1952 – Jornada Internacional de Veterinária em Lyon – França;
Presidente da Sociedade Agrícola de Pelotas;
Foi o pioneiro na produção de sementes para o melhoramento de pastagens em sua propriedade rural – Granja da Cachoeira em Capão do Leão;
A propriedade de Capão do Leão foi adquirida pela semelhança de paisagens com a cidade natal de Lannes – França;
Cursou Parasitologia em Paris;
Foi fornecedor das vacinas Anti- Carbunculosas ao governo estadual;
Fez estágio em Bruxelas – Bélgica;
Publicou trabalhos científicos sobre verminoses de bovinos;
Na Santa Casa de Misericórdia foi membro da mesa administrativa;
O terreno onde hoje está localizada a Escola Estadual Dr. Dario da Silva Tavares foi uma doação do avô materno de Maria Amélia Tavarez Wrege. O nome da escola é uma homenagem ao seu fundador: Dario Tavarez.


Obs.: trabalho originalmente apresentado pela escola Professora Delfina Bordalo de Pinho, durante a Semana Farroupilha 2006, no CTG Tropeiros do Sul, no I Concurso Conhecendo Capão do Leão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...