terça-feira, 8 de novembro de 2022

Sobrenome Nick



Sobrenome patronímico curto do nome Nikolaus (Nicolau em português). Tende a ter uma etimologia germânica predominante, isto é, alemã. Porém, pode também ter uma origem holandesa, belga, francesa, dinamarquesa, boêmia, tcheca, balcânica, norte-italiana, suíça, polaca, dentre outras línguas europeias. Nick é um apelido diretamente associado ao nome Nikolaus em várias línguas. Na Alemanha é próprio das regiões setentrionais.

Sobrenome Bielemann



Bielemann, Bieleman, Biehl, Biehler, Bieler, Biehlmann, Bielmann, Bielman, Biehlman, Biele, Bielert, Billmann - conjunto de sobrenomes relacionados ao termo dialetal da região de Baden-Württemberg (e de outros falares do sul da Alemanha) para o vocábulo biehl , este por sua vez derivado do alto alemão medieval bühel que significa colina, pequena montanha, morro, morrinho, elevação leve. Portanto, "homem da colina", "morador de um colina", "morador de uma elevação" (que se destaca num relevo relativamente plano).

Em menor probabilidade, pode ser uma forma patronímica do nome arcaico Bilhard (significa machado forte), porém em desuso e raro desde o século XVII. 

Sobrenome Kunrath

 



Sobrenome patronímico do nome Kunrath ou Konrad (Conrado em português). A forma Kunrath é típica e própria das zonas do baixo-alemão - norte da Alemanha e regiões orientais do antigo Império Alemão (corresponde a territórios do atual norte da Polônia e região de Konigsberg, Rússia).

Não tende a ser judeu, pois é um nome com etimologia germânica. Porém, somente uma pesquisa genealógica pode comprovar determinada linhagem com segurança.

Sobrenome Schwengber



SCHWENGBER - é um expressão típica da Turíngia e significa literalmente "virador de cerveja", sendo por extensão, beberrão, pessoa que aprecia muito beber cerveja. 

Sobrenome Boemler



BOEMLER - é um sobrenome típico de Baden-Wurttemberg. Pode significar "boêmio", isto é, procedente da Bôemia (República Tcheca). Mas também pode estar associado ao termo "böhm" ou "boehm" que é uma forma aliterada encontrada tanto em dialetos do sul, quanto no baixo-alemão do norte, para "baum" (árvore), indicando assim um ampla gama de profissões como lenhador, silvicultor,etc., ou ainda um nome de casa. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...