quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A Colônia de Três Forquilhas - Parte 02


"2. - Controversia

No Retrospecto Economico e Financeiro do Rio Grande do Sul, 1822-1922, organisado pelo Dr. Florencio Carlos de Abreu e Silva e publicado no Volume 8o. da Revista do Archivo Publico do Estado, diz esse nosso historiador que a colonia de São Pedro das Torres foi fundada com o estabelecimento de 86 familias allemãs, das quaes 28 d'alli se retiraram, dois mezes depois, formando um total de 182 individuos, que fundaram a Colonia de Tres Forquilhas. Essas 28 familias eram todas protestantes.

Parece haver um equivoco, determinado, certamente, por informações erroneas colhidas em documentos que não foram escriptos com o necessario escrupulo que sómente os historiadores devem observar: tanto mais facil de occorrer quanto não se trata de um ponto de grande importancia.

Entretanto, como pretendemos emprestar a este nosso trabalhinho o cunho de maior veracidade historica, vamos insistir um pouco neste ponto controvertido.

Talvez o nosso esforço estimule outras energias e provoque novas contribuições que façam toda a luz sobre o caso.

*****

A nossa opinião é que as duas colonias estabeleceram-se simultaneamente. A de São Pedro de Alcantara com o elemento catholico; a de Tres Forquilhas com o protestante.

Fundamo-nos no seguinte:

Na sua Memoria das Torres apresentada por Francisco de Paula Soares em 01 de Novembro de 1847 ao Governo da Provincia, documento que se encontra na Secção Historica do Archivo Publico do Estado, diz o fundador da Colonia das Torres:

'Os colonos protestantes como não precisavam serem soccorridos pelo Cura das Torres, os colloquei com seu Pastor e Medico, 8 leguas mais ou menos distantes da povoação ou Prezidio, nas pingues margens do rio das 3 forquilhas, em duas linhas parallelas; os colonos assim arranxados ficaram mui bem accomodados pela vantagem que gosam da navegação d'este rio.
Os colonos catholicos romanos que necessitavam serem soccorridos do Pasto espiritual pelo Cura das Torres, foram estabelecidos primeiramente pela estrada que abri no Mampituba e Rio Verde (rio este em que se abriu um paço que se acha arrematado), mas como sobreviesse uma não esperada inundação que desalojou a muitos de suas casas, por ordem do Exmo. Presidente Maciel foram transferidos para os terrenos devolutos que haviam entre a lagoa do Morro do Forno e do Jacaré onde acham-se arranxados', etc.

No mesmo documento o referido Tenente-Coronel informa que, projectada que foi em 1825 a fundação de uma colonia de allemães nas Torres, logo que elle concluiu os trabalhos da Egreja e do Cemiterio (no Prezidio) passou a 'tratar da abertura da estrada do rio Mampituba que divide esta Provincia com a de S. Catharina, e a do rio das 3 forquilhas que desagoa na lagoa do Armazem descendo da Serra, nas quaes se devia estabelecer'.

À margem do referido documento ha umas notas. Uma d'ellas é concebida nestes termos:

'Sendo o Exmo. S. Leopoldo (Visconde de) chamado para o Ministerio, ordenou que fossem os colonos collocados ao longo das estradas que se tinham aberto e o Exmo. V. de Camamu que então administrava a Provincia me encarregou de assim praticar'.

O rio Tres Forquilhas em certa altura tem o nome de rio do deposito.  A tradicção informa que naquelle ponto - desembarcara os colonos fundadores de Tres Forquilhas. Alli, á margem d'aquelle rio, foi levantada uma construcção para abrigo dos colonos, dando-se-lhe o nome de Deposito.

Ora, si os fundadores de Tres Forquilhas procedessem de S. Pedro de Alcantara, o seu transporte teria sido feito por terra, preferentemente, porque, para tomarem qualquer embarcação na lagoa de Itapeva, estavam obrigados a um grande trajecto, quasi tão penosa como o que os levaria de uma vez ao sitio das Tres Forquilhas.

Para esclarecer este ponto consultamos ainda os Relatorios e Falas dos Presidentes da Provincia.

Nos Relatorios anteriores a 1851 pouco se diz sobre as colonias de Tres Forquilhas e Sâo Pedro de Alcantara. Pela leitura do pouco que alli se encontra, chega-se á conclusão de que, infelizmente, não havia por essas colonias o devido interesse. Jogados que foram aquelles pobres colonos numa zona muito distante da capital, tiveram elles de luctar por si sós contra toda a sorte de difficuldades, como teremos occasião de ver. A Colonia allemã de que se fallava, então, era a de S. Leopoldo. Proximo da Capital, as vistas do Governo estavam sempre voltadas para ella e havia a maior solicitude em facilitar-se-lhe quanto era preciso para apressar e garantir o seu desenvolvimento material e assegurar o bem estar da população.

O Presidente João Luiz Vieira Cansanção de Sinimbu, no seu Relatorio de 1853, dizia:

'Já não podem ser consideradas colonias. (Referia-se a Tres Forquilhas e Torres). Seus habitantes acham-se confundidos na massa da população do paiz', etc.

Ainda no seu Relatorio de 1854 repetia:

'...já não merecem ser mencionadas nem as das Torres e Tres Forquilhas, por se acharem já quasi fundidas na massa da população do paiz'.

Si não sobreviesse um facto que chamou novamente a attenção do poder publico para aquelles dois nucleos coloniaes, estariam elles d'ahi em deante esquecidos completamente e nenhuma menção mereceriam nos futuros Relatorios. Esse facto foi a visita que se dignou fazer-lhes o Presidente Sinimbu em principios de 1855.

Do que viu e observou aquelle Presidente deu conta em officio de 1o. de Março do mesmo anno dirigido ao Ministro e Secretario de Estado dos Negocios do Imperio. D'esse officio trasladamos para aqui o que segue:

'...Além d'estas existem na Provincia tambem as duas colonias agrícolas de São Pedro de Alcantara das Torres e Tres Forquilhas, das quaes nunca fiz menção especial em meus realatorios, por falta de informações officiaes, e só dellas posso agora fallar por as ter visitado.

No anno de 1826 mandou o Governo d'esta Provincia 86 familias allemãs estabelecerem-se no districto das Torres, extremidade Norte e limitrophe com Santa Catharina: A cada uma d'essas familias se mandou abonar subsidios por dous annos, sendo no primeiro a diaria de 160 réis, e no segundo anno a de 80 réis, com o que se despendeu 31:7018$00. Findo o termo de subsidio, retiraram-se 28 familias com 123 pessoas e mais 50 individuos solteiros, incapazes de se empregarem no trabalho rural. As familias que restaram se dividirão: no logar das Torres ficarão todas as que pertenciam á Egreja Catholica, e as protestantes foram situar-se na margem do rio Tres Forquilhas, a duas leguas de sua embocadura na lagôa dos Quadros. (Houve engano: é a lagôa da Itapeva).

Mais adeante:

'É Pastor Protestante Carlos Leopoldo Voges, que a 28 annos reside na Colonia'.

Ora, vê-se claramente por esse importante documento que dois annos após á chegada dos primeiros colonos, retiraram-se 28 familias com 123 pessoas e mais 50 individuos solteiros, mas que esses immigrantes não foram fundar Tres Forquilhas. As duas colonias formaram-se com as familias que restaram, que permaneceram no logar.

A fonte do erro, sem duvida alguma é o Relatorio que em 1856 apresentou á Assembléa Provincial o Presidente Jeronymo Francisco Coelho.

Lê-se naquelle Relatorio o seguinte:

'A Colonia das Torres foi estabelecida no anno de 1826 com 86 familias allemãs, no fim de 2 annos, tendo-se retirado 28 familias protestantes com 182 individuos, ficarão ahi sómente 35 que pertenciam á Igreja Catholica.

(...)

A Colonia de Tres Forquilhas

(...)

Foi fundada em 1826 com as 28 familias protestantes que se haviam retirado da Colonia das Torres.'

Ha contradicção flagrante. Um Presidente informa que no fim de dois annos retiraram-se da Colonia 28 familias incapazes de se empregarem no trabalho rural; outro, que essas familias foram fundar Tres Forquilhas. A retirada d'aquellas familias occorreu em 1828; entretanto, do segundo Relatorio consta que ambas as colonias foram fundadas em 1826.

Deante d'essa contradicção, fica de pé, como unica informação de valor, até que novas pesquizas convençam do contrario, o Memorial apresentado pelo fundador da Colonia, Francisco de Paula Soares.

Outras informações prestadas pelo mencionado Tenente-Coronel estão inteiramente accordes.

Eil-as:

Officio de 16 de Março de 1830, dirigido ao Presidente Caetano Maria Lopes Gama:

'Que a Colonia de sua inspecção (referia-se a São Pedro de Alcantara e Tres Forquilhas) teve seu principio em Novembro de 1826, entrando para ella 422 colonos allemães, tendo nascido 85 e fallecido 24, pelo que deveriam existir na mesma, 462, mas que faltam 61 para o estado completo e isto porque emigraram os colonos solteiros logo que se concluiu o pagamento do subsidio, bem assim algumas familias das quaes os chefes eram artifices, convindo-lhes mais o exercicio de seus officios mechanicos do que os trabalhos da agricultura.'

Por ultimo, chamamos a attenção para o Relatorio que em 1851 apresentou ao Governo da Provincia o então Director das Colonias Allemãs, Dr. João Daniel Hillebrand, pessoa de notoria auctoridade:

'Tres Forquilhas - Esta Colonia assim como a de São Pedro das Torres, teve sua origem no anno de 1826, epocha em que foram para ahi mandados os primeiros transportes de Allemães escolhidos entre os que vieram de São Leopoldo e a sua actual população, etc., etc.'

Manoel Fernandes Bastos."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (RS), 21 de Outubro de 1926, pág. 01, col. 05-07; pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...