quinta-feira, 16 de maio de 2019

União dos Professores da zona colonial de Pelotas e São Lourenço do Sul


"UNIÃO DOS PROFESSORES

Recebemos a communicação seguinte:

<< Picada Oliveira, 10 de Junho de 1908. - Á Redacção d'A Opinião Pública, Pelotas. - illms. Srs. - Saúde e fraternidade.

Tenho a honra de communicar-lhes que hontem, 9 de Junho, em casa do Sr. Frederico Buchers, professor na Picada Cerrito, reuniram-se vinte professores e diversos presidentes das communas escolares, aqui na colonia collocadas, e fundaram a 'União Brazileira dos Professores Activos na zona colonial de Pelotas e S. Lourenço'.

Funccionam como commissão organizatoria e administrativa os Srs. Frederico Buchert, presidente - Deodoro Reske, thezoureiro - Haraldo Pfeil, secretario e mais dois conselheiros.

Depois de cumprimentar todos os presentes participantes, o Sr. Frederico Buchert, n'um discurso muito interessante, demonstrou com admiravel eloquencia que é uma necessidade bem junta e inevitavel que o educador da nossa juventude nesta zona colonial baseasse mais num fundamento brazileiro na educação e instrucção das creanças que estão-lhe confiadas, dizendo que prova-se o unico modo pelo que seria possivel de fazel-os desenvolver-se bons filhos desta sua patria e provocar no coração infantil o amor puro por ella.

Sendo o orador em unisono muito apoiado, fallaram mais outros, como o Sr. Arnold Boni, médico na colonia, e o Sr. Max Stenzel, redactor do 'Bate von S.Lourenço'. Fellicitaram os Srs. professores por terem tomado uma resolucção tão importante e séria, e prometteram-lhes toda a coadjuvação possivel para a nova União, demonstrando também que neste caminho não póde faltar de encontrar tanto o interesse do nosso governo como o do publico em geral.

Terminados os discursos foram lidos os paragraphos dos estatutos da 'União Brazileira dos Professores Activos na zona colonial de Pelotas e S. Lourenço', e foram aceitos por todos os socios presentes.

A comissão sobredita, em breve, terá occasião de mandar-lhes uma cópia dos mesmos, que pedem de Vmns. bem querer aceitar. E sem mais motivo tenho a honra de assignar-me de V.S. Atto. e Ob. o. crdo. - Haraldo Pfeil."

Fonte:  A OPINIÃO PÚBLICA (RS), 15 de Junho de 1908, pág. 01, col. 08
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...