domingo, 22 de abril de 2018

Escola do Capão do Leão ganha repercussão nacional por causa de suas postagens em rede social


Se a minha postagem está causando desconforto em alguns, venho aqui esclarecer que apenas reportei o que estava acontecendo na internet, principalmente no twitter, tanto que expliquei claramente a origem da fonte das informações. Por isso algumas considerações:

1 - Eu postei minha opinião e até que acredito que foi bem ponderada, mas não fui eu  que propaguei esta informação. Por volta de 17h30min do domingo, quando me deu conta do fato via um retweet de uma pessoa que sigo no twitter, fui ao facebook verificar se a página ainda estava no ar. Não estava. Porém os printscreens com menção ao nome da escola estavam distribuídos e compartilhados numa infinidade de grupos desta mesma rede social, desde mais próximos como grupos de Pelotas, até grupos de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, além de inúmeras páginas e perfis estarem compartilhando o fato.

2 - Eu reafirmo meu pensamento sobre quatro printscreens das postagens mencionadas: estão inadequados, no meu ponto de vista, pois até onde sei não se pode vincular opinião política a ente público. Qualquer jurista vai dar sua opinião cabal sobre o assunto. Além disso, a postagem sobre os conceitos de "nazismo", "esquerda" e "direita" é muito simplista sim, pois até mesmo pensadores alinhados com a própria esquerda jamais se arriscariam a cometer um reducionismo daquela forma.

3 - Em nenhum momento eu afirmei sobre doutrinação, tanto que volto a dizer: eu usei os adjetivos inadequado e simplista. Tanto que ainda ponderei a favor da escola no caso da postagem do desfile de Sete de Setembro e da postagem que vincula a orientação política dos professores a uma suposta influência na escola.

4 - Aliás, o objeto da minha crônica foram as postagens, não a escola. Tanto que ainda fui bem explícito em asseverar que "não tenho elementos para avaliar" possíveis desdobramentos jurídicos.

5 - Não acredito realmente que eu seja alvo para alguma coisa. Meu blog é pequeno e regionalizado, com uma média de 300 acessos/dia e pouco mais de 200 curtidas em sua página oficial no facebook. Já a fonte original dos printscreens tem cerca de 18 mil seguidores no twitter, 161 mil no facebook e recebe cerca de 20 mil acessos/dia. Isto é, se o fato viralizou (e posso afirmar pelo que percebi, observações muito mais ácidas sobre o assunto foram feitas), a fonte original possui um raio de alcance infinitamente maior.

6 - E se não concordam em nada comigo, peço a gentileza de simplesmente me ignorarem. É um direito que se espera que seja exercido numa sociedade democrática.

Atualização às 00:37 do dia 24 de abril de 2018.








Telefone em Pelotas em 1878


"Pelotas. - 

(...)

- No dia 23 fôra realisada uma experiência sobre as vantagens da nova invenção, o telephono. O apparelho fôra collocado entre a casa dos srs. Ferreira & Antunes e a Livraria Americana. O successo da experiencia correspondera á expectação das pessoas que em ambas as casas se tinham reunido."

Fonte: DIARIO DO RIO DE JANEIRO, 02 de maio de 1878, p.01, c.04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...