quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Pelotas em 1952


"Pelotas é uma das mais promissôras e progressistas cidades do Rio Grande do Sul. Seu comércio e suas indústrias são dos mais movimentados do país, sendo inúmeros os estabelecimentos que ornamentam suas ruas principais, onde se nota desusado movimento. A moderna arquitetura nacional é marcante nos novos prédios comerciais e residências pelotenses, parecendo ao visitante que a cidade veste novas roupagens a cada instante. Inúmeros são os edifícios que ali estão sendo agora erigidos, dotados de todo o conforto moderno. Há, evidente, um surto de progresso acentuado na grande cidade situada ao sul do país.

A Camara Municipal que conta com dezenove vereadores, tem à sua frente a figura de um nome de merecido destaque na medicina: Dr. Alvaro Silveira Barcelos. Também a Prefeitura local está confiada a um médico de nomeada, verdadeiro sacerdote da medicina - Dr. Mário David Meneghetti, que tem como vice-prefeito outro médico - o Dr. Oscar da Cunha Echenique. Estão, portanto, à frente dos destinos municipais de Pelotas três nomes de relevo. Em visita à cidade de Pelotas, tivemos oportunidade de ouvir o Prefeito Dr. Mário Meneghetti, que se prontificou a fornecer-nos dados interessantíssimos sôbre a vida pelotense.

Relativamente à situação financeira, disse-nos o Dr. Meneghetti que a Prefeitura está com seu orçamento equilibrado, não havendo 'deficit'. A arrecadação e a despesa estão fixados em quarenta e cinco milhões. Os principais problemas que estão sendo devidamente estudados são o de transporte e o da moradia popular. É pensamento da Prefeitura estabelecer a livre concorrência para resolver o problema do transporte - constituído de bondes, ônibus e lotações. Havendo maior número de meios de transporte, estará praticamente resolvido o problema de preço, já que, presentemente, existe apenas um concessionário. No que concerne à moradia para o trabalhador, o atual Govêrno da cidade lançará mão de terrenos pertencentes à Prefeitura, os quais serão loteados e após dotados de água, luz e esgoto, serão vendidos a longo prazo. É ainda pensamento da Prefeitura efetuar um empréstimo a fim de, por sua própria conta, construir as moradias populares, que serão pagas pelos trabalhadores no prazo de dez anos.

Constatando dados, informou o Pref. Dr. Meneghetti que a Prefeitura de Pelotas tem renda superior a diversos Estados da União. Contando com uma população de cento e dez mil habitantes, sendo setenta mil na zona urbana e quarenta mil na zona rural. Pelotas é o maior produtor de ervilhas do Brasil, além de suas grandes plantações de batatas, cebolas e arrôs [sic].

Respondendo a uma indagação do reporter, esclarece o nosso entrevistado a iniciativa do Govêrno local de fixar o homem ao campo. Para tanto, foram substituídos os antigos sub-prefeitos por técnicos rurais e engenheiros agronomos, os quais por ocasião da posse assinaram o compromisso, sob pena de perda do cargo, de não exercerem qualquer atividade político-partidária. A função confiada aos novos sub-prefeitos é exatamente a e prestar assistência ao agricultor, fornecendo-lhes sementes, auxiliando-os no combate às pragas da lavoura e incentivando os colonos o espírito cooperativista. Já existem mesmo diversos centros de cooperativismo em funcionamento, de acôrdo com as normas estabelecidas pela Secretaria de Agricultura do Estado e o Ministério da Agricultura.

No que se refere ao funcionalismo municipal, o critério adotado pela nova administração é o de reduzir o seu número ao estrictamente necessário a fim de que possam ser aumentados nos seus vencimentos os que permanecerem em seus cargos. A partir de 15 de janeiro último foi adotado o horário de oito horas de serviço diário. Também a parte hidráulica da cidade mereceu cuidados especiais, tendo o escritório técnico Saturnino de Brito realizado a ampliação com uma nova barragem aumentando o reservatório. Dessa forma, foi considerável o fornecimento de água a toda a cidade. Tais obras orçaram por vinte milhões de cruzeiros. O fornecimento de luz e energia elétrica foi também melhorado com a construção de uma usina de emergência, realizada pelo Estado e que funcionará anexa à instalação da Usina de Candiota, que virá a resolver definitivamente o problema de energia no sul do Estado. O pôrto de Pelotas que se achava em ruínas, está sendo agora totalmente reconstruído pelo Govêrno do Estado, a fim de melhor atender as suas necessidades. Espera-se a conclusão das obras dentro de três anos, tendo sido seu custo orçado em trinta milhões de cruzeiros.

Como se vê, Pelotas prepara-se ativamente para melhores dias, graças a clarividência e operosidade de seus atuais dirigentes, empenhados no cumprimento da alta missão que lhes foi confiada. O trabalho dos administradores de Pelotas, e principalmente de seu ilustre Prefeito, vale como uma afirmação do acerto da escolha de seus nomes."

Fonte:  A ILLUSTRAÇÃO BRASILEIRA (RJ), edição 203, ano 1952, pág. 44.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...