domingo, 6 de setembro de 2020

Sobrenome Sandoval


"SANDOVAL - Sobrenome espanhol toponímico. Vem do nome de um mosteiro cisterciense, ao sul de Leão. Tem como origam 'Saltus Novalis', que significa 'Souto Alquivado', como se registra em 1180."


Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Fevereiro de 1994, pág. 03

Antonio Ranzolin


"Falecimento

Faleceu, nésta cidade, no dia 4 ultimo, o sr. Antonio Ranzolin, antigo comerciante em Antonio Prado.

O extinto, que após longa enfermidade veio a falecer aos 76 anos de idade, deixou numerosa familia, entre os quais o sr. Pedro Ranzolin, Coletor Estadual em Antonio Prado; sr. Vitório Ranzolin, Agente Municipal de Estatística em Flôres da Cunha; sr. Fiorélo Ranzolin, Enologo da Secretaria de Agricultura em Bento Gonçalves; srs. Armindo e Ernesto Ranzolin, do comércio de Lages.

O seu sepultamento, que se realizou no dia 5, teve grande acompanhamento."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 10 de Dezembro de 1939, pág. 04

José Narciso Monteiro


"Fallecimento

Victima de uma hemorrhagia cerebral falleceu hoje, ás 12 1/2 horas do dia, o honrado cidadão José Narciso Monteiro, outr'ora proprietario de uma ourivesaria situada á rua do General Silva Tavares.

Quando, ha annos, diversos cidadãos emprehenderam a obra patriotica de iniciar a creação do partido republicano na provincia fundando um club n'esta capital, José Narciso Monteiro foi um dos do grupo enthusiasta, consagrando desde logo o seu esforço bem intencionado em prol do engrandecimento da phalange que hoje constitue a melhor esperança do Rio Grande.

E de então em diante foi sempre um companheiro decidido com que contou o partido republicano.

A morte veiu surprehendel-o aos sessenta anos de idade, mas ainda bem disposto, encorajado a proseguir na lucta da restauração da patria com ardor egual ao que empregou até aqui.

Assignalando a constristadora occorrencia dirigimos á familia do nosso digno co-religionario as expressões da profunda magua que ela nos causa.

- As ceremonias do enterramento effectuam-se amanhã, devendo a encommendação celebrar-se ás 4 horas da tarde, na capella do Senhor dos Passos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Novembro de 1889, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...