sábado, 23 de janeiro de 2016

Uma notícia sobre os trabalhadores das pedreiras de Capão do Leão em 1953

Trecho extraído de: VOZ OPERÁRIA. Rio de Janeiro, n. 241, 26 dez. 1953, p. 2.

"VOZ DOS LEITORES

Pleiteiam aumento os operários das pedreiras

PELOTAS (Do correspondente) - Os trabalhadores das pedreiras de Capão do Leão empenham-se através da Associação dos Trabalhadores do 4o. Distrito, numa campanha por melhores salários, inclusive pelo pagamento de salário igual para trabalho igual na categoria profissional. Isto porquê, há considerável diferença entre os salários pagos de uma para outra emprêsa. Em reunião, ficou deliberado que em cada pedreira se organizasse uma comissão para estudar a situação. A firma Bergoglio & Caruccio paga salários inferiores aos de outras empresas.
Os preços dos materiais entre duas pedreiras locais tomadas como exemplo é o seguinte: paralelipípedo é pago a 500 cruzeiros numa pedreira e 350 em outra. Na pedra britada a diferença é de 150. Na diária a diferença oscila entre 8 e 10 cruzeiros. Uns pagam os domingos e feriados; outros, como é o caso da firma Bergoglio & Caruccio, não atêndem a esse direito, alegando que o pagamento dos domingos e feriados está incluído nos salários. Além disso, na citada pedreiras as duras condições de trabalho são ainda agravadas pelas perseguições de um capataz contra os operários.
O esforço e a unidade dos trabalhadores em luta já começou a dar seus frutos, com o aumento dos salários em uma das pedreiras, de propriedade do Sr. Nélson Traversi. Unidos e organizados em sua associação de trabalhadores os trabalhadores marcham resolutos para a conquista de suas reivindicações."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...