domingo, 8 de setembro de 2019

Colônia Blumenau em 1885


"BLUMENAU

Esta colonia fundada pelo Dr. Hermann Blumenau em 1852, pouco tempo depois adquirida pelo Estado, foi emancipada em 1880.

Tem actualmente uma população aproximadamente de 18.000 habitantes composta de allemães, italianos e portuguezes, sendo, porém, muito mais avultado o numero da nacionalidade allemã.

A lavoura é o principal ramo de industria a que se entregam os habitantes da ex-colonia, na qual se empregam 150 arados, cultivando de preferencia a canna cuja producção se transforma em mais de 400.000 kilogrammas de assucar e a 3.500 hectolitros de aguardente.

A principal exportação dos habitantes de Blumenau, é de milho, feijão, arroz, farinha de mandioca, batatas, manteiga, banha de porco e toucinho.

Possue a villa diversas fabricas, como sejam de roupa de ponto de meia, uma de licores, uma de sabão, nove de charutos, duas officinas typographicas e diversas officinas de fundição, de caldeireiros, de sapateiros, alfaiates, marcineiros, etc. etc.

Existem 66 engenhos movidos por agua e um a vapor, sendo 40 para a preparação de madeiras e 27 para a de fubá de milho e de arroz.

A villa de S. Paulo de Blumenau liga-se com o porto de Itajahy pelo rio do mesmo nome, francamente navegavel.

Possue importantes edificios taes como: as igrejas catholicas das duas freguezias, a igreja protestante, a casa da camara municipal e differentes escolas em diversos districtos, além de um estabelecimento de instrucção secundaria.

O clima é temperado e saudavel.

A área da ex-colonia é de 1.390,000 hectares, da qual a cultivada excede a 18.000, existindo ainda nas circumvisinhanças muitos kilometros de terras devolutas, as quaes pela excellente qualidade prestam-se a todo o genero de cultura.

O valor da exportação excede de 400 contos, ou seja mais de um milhão de francos."


Fonte: A IMMIGRAÇÃO: ORGÃO DA SOCIEDADE CENTRAL DE IMIGRAÇÃO (Rio de Janeiro/RJ), boletim 008, jan. 1885, pág. 03, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...