quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Sobrenome Mathias



MATHIAS - sobrenome patronímico que significa "filho de Mathias". É um sobrenome absurdamente abrangente do ponto de vista de sua origem geográfica. Esta forma "Mathias" é encontrada em diversas línguas europeias, inclusive até em falares do norte da África e no Oriente Médio. Em algumas línguas, aparece como nome próprio, em outras como variante da forma idiomática original.

Elenquei as seguintes possibilidades de origem: alemã, francesa, austríaca, polonesa, inglesa, galesa, irlandesa, espanhola, portuguesa, italiana, grega, sérvia, húngara, croata, dinamarquesa, holandesa, belga, sueca, etc., entre muitas outras.

A origem só pode ser determinada por uma pesquisa genealógica para cada caso particular. 

Sobrenome Tischenberg



TISCHENBERG - literalmente "montanha em formato de mesa ou tábua". O que encontrei foi o seguinte: Tischenberg foi um aldeia ou localidade (atualmente extinta) que existiu outrora na cidade de Feuchtwangen, no distrito de Ansbach, região da Média Francônia, no estado alemão da Baviera. O último registro civil desta aldeia é de 1927. Além disso, parece que houve uma reforma da configuração urbana da citada cidade em 1970-1971.


Vou fazer uma ressalva: eu encontrei outra aldeia com a denominação de Tischberg na Alta Áustria, mas apenas elencando esta possibilidade. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...