quinta-feira, 18 de julho de 2019

Sobrenome Quílez


"Linhagem antiga e nobre de origem castelhana, nas chamadas Montanhas de Santander, com ramos muito antigos em Aragão. Alguns tratadistas erroneamente atribuíram-lhe uma origem aragonesa. Esta confusão acontece porque existiu um primitivo solar desta família na cidade de Jaca, na província de Huesca. Bizén d'O Río Martínez constatou que havia casas com esta alcunha na localidades de Adahuesca, em 1626, e Ibdes, em 1726, sendo que, ambas as linhagens procediam mais anteriormente de Castela. Porém há incluso nesta história genealógica um Juan Quílez, nascido no povoado de Paracuellos de Xiloca, na província de Zaragoza, no ano de 1580. Foi um escrito muito afamado em sua época, tendo sido discípulo do sábio Lucas Agesilao.

Precisamente, no povoado de Ibdes nasceu José Quílez, que em 1726 provou sua condição de Infante perante a Real Audiência de Aragão. Também obtiveram sua condição de Infantes ante a citada Audiência Manuel e Miguel Quílez (irmãos), Gregorio Quílez Aguilera e Gregorio Quílez Donoso, todos eles naturais de Ibdes, no ano de 1788.

Em relação à sua etimologia, Quílez seria derivado, conforme Gutierre Tibón, do nome pessoal latino 'Quirici', este um genitivo de 'Quiricus', do qual também deriva o nome ibérico Ciriaco."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Palacio


"De acordo com Roberto Faure, o sobrenome Palacio é um frequente na Espanha e muito mais comum em sua forma plural, Palacios. Os topônimos Palacio e Palacios são particularmente comuns em Castela: Palacio de Torio (Léon), Palacio de Castronuevo (Ávila), Palacios de la Sierra (Burgos), Palacios de Goda (Ávila), etc.

Etimologicamente, conforme assinala o filólogo Gutierre Tibón, o termo 'palacio' deriva da palavra latina 'palatium' - nome que se dava a casa de um príncipe ou grande senhor.

Em Aragão, houve solares conhecidos com o sobrenome Palacio na cidade de Jaca e nas vilas de Monzón, Bierge e Castejón de Sobrarde, na província de Huesca, e também nas vilas de Sádaba, Uncastillo e Bagues de San Juan, na província de Zaragoza. Também há uma família estabelecida muito antigamente em Zaragoza. Membros destas casas pertenceram ao Capítulo dos Nobres Cavaleiros e Infantes de Zaragoza e a Confraria dos Cavaleiros do Fidalgo de São Jorge da mesma cidade. Outros foram investidos como cavaleiros e infantes nas bolsas de Comércio do Reino de Aragão, ou mesmo nas Cortes de Aragão."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Obrador


"Antiquíssimo sobrenome catalão, documentado tanto como Obrador e, em sua forma plural, Obradors.

Aqueles desta linhagem ajudaram Jaime I de Aragão na conquista de Mallorca. Tomaram parte neste evento, Peregrín Obrador, reconhecido como tronco principal ascendente desta família, e Bernardo Obradors, de Barcelona, que recebeu em Mallorca na localidade de Alcarria Bini, quatro áreas agrícolas. Este ramo de Mallorca, em seguida, fez assento na aldeia de Felanitx, no distrito judicial de Manacor. Seu desenvolvimento e florescimento naquele lugar foi tão intenso, que a família foi a mais rica e poderosa da região, sendo proprietária da maior parte do território da dita aldeia, e alguns de seus filhos e descendentes são constantemente incluídos entre os indivíduos da corporação municipal.

Etimologicamente, escreve Francesc de B. Moll em seu livro 'Els Llinatges Catalans', o nome deriva do substantivo catalão 'obrador', que tem acepções de 'obreiro', 'trabalhador' ou 'lugar de trabalho', 'trabajo'."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Nadal


"Linhagem muito antiga e nobre da Catalunha, Aragão e Mallorca. Os escritores José Arévalo e Jorge de Montemayor, em seus respectivos manuscritos de nobreza, afirmam que Nadal e Nodal são um mesmo sobrenome e que sua primitiva casa se radicou na localidade catalã de Boguera (provavelmente uma referência ao lugar chamado Bobera, no distrito e província de Lérida).

Desse primitivo solar surgiu a casa de Nadal da cidade de Gerona, e também o ramo estabelecido na cidade de Zaragoza, sendo este também muito antigo.

Por outro lado, no 'Dicionário Araldico Aragonesa' conta-se a existência de dois ramos deste sobrenome em terras de Aragão, um na localidade de La Almunia de Doña Godina, documentado pela primeira vez em Las Pedrosas desde o século XVII, e outro, na própria Las Pedrosas e em outras povoações aragonesas também desde o século XVII.

Segundo assinala o linguista Francesc de Borja Moll, esta alcunha provém etimologicamente do latim 'natale' - que significa nascimento, porém, dentro do contexto histórico, refere-se ao Natal Cristão."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Maestro


"Tanto na Espanha quanto na América Latina há muitas famílias com este sobrenome, porém vale ressaltar que as diversas linhagens e ramos são de origens diferentes, dado que o termo maestro (mestre) é muito abrangente, designando na Idade Média genericamente qualquer superior de uma corporação ou loja artesanal. 

Mesmo assim, havia uma família muito antiga de fidalgos com o sobrenome Maestro no Reino de Leão, cujos ramos são documentados a partir de meados do século XVI. Naquela época, no solar de La Seca, em Leão, descende o cavaleiro fidalgo Pedro Maestro, que pleiteou sua fidalguia ante a Real Chancelaria de Valladolid, obtendo a provisão real no ano de 1578.

Na Catalunha, na mesma época, segundo dados do Censo de 1553, existiam casas com o sobrenome Maestro em Tortosa e em várias povoações em torno da mesma.

Em Aragão houve uma casa de reconhecidos infantes do sobrenome Maestro na vila de Morata de Jalón, de que descenderão Lucas Maestro, morador de Morata, reconhecido como Infante pela Real Audiência de Aragão no ano de 1675, e Vicente Maestro, morador de Morata de Jalón, que obteve igual reconhecimento no ano de 1816.

No século XIX, de uma casa dos Maestro que houve em Bárcabo, Huesca, descende desde os anos 1800 Juan Maestro, o qual casou com Teresa Falceto, tendo como única filha desta união Rosa Maestro Falceto (1830-?), casada com Joaquin Juste.

Gabriel Cano y Aponte Maestro Ruiz y Molin Contreras, nascido em Mora, foi cavaleiro da Ordem de Alcântara, marechal de campo dos Reais Exércitos e alcaide da Santa Irmandade dos Fidalgos de sua terra natal, no ano de 1684.

O substantivo 'maestro' é originalmente castelhano."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...