domingo, 16 de agosto de 2015

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Nesta segunda-feira, 17 de Agosto, está sendo comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade - primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Capão do Leão, na região sul do estado do Rio Grande do Sul, possui um rico patrimônio histórico pouco explorado e conhecido pois, embora seja um jovem município de apenas 33 anos de autonomia política, enquanto localidade remonta ao século XVIII. O prédio retratado - a Igreja Santa Tecla - foi construída em 1901 e possui uma arquitetura ímpar em sua fachada. Pelo menos, mais de cerca de 50 prédios ou construções em Capão do Leão são mais que centenárias ou até mais que bicentenárias (como o caso da Estância Santa Tecla). 

Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão fundado em 2012 tem procurado preencher esta necessidade de conhecimento e pesquisa sobre nossa história local e do rico patrimônio histórico e cultural material e imaterial leonense. Para isso, também, sempre contamos com o apoio e a colaboração da comunidade, para que nossos objetivos possam ser cumpridos.

Eu particularmente considero o Capão do Leão, desde sua zona central, com o bairro Teodósio e o Cerro do Estado, até os confins do Pavão e do Passo das Pedras, um grande "museu a céu aberto". Por isso, precisa ser conhecido, preservado e estudado com afinco para que não venha a ser perdido.

"Um povo sem conhecimento de sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes" - Marcus Garvey

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...