terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Fundação da União Gaúcha de Pelotas



"União Gaúcha

Mais de sessenta cavalheiros compareceram, ha dias, ás salas da Sociedade Gymnastica Allemã, onde tratou-se da organisação de um gremio, destinado a reviver e propagar as bellas tradições da vida rio-grandense.

Á 1 hora, a numerosa assembléa, por proposta do sr. Zeferino Costa, acclamou o coronel dr. Vasco Pinto Bandeira para dirigir os trabalhos, proposta aceita unanimente, com ruidosa salva de palmas.

O digno patricio, assumindo a presidencia, agradeceu a distincção que lhe era tributada, convidando, em seguida, para secretario o sr. Zeferino Costa Filho e para expor os fins da reunião o illustrado dr. Cesar Dias, que, em correctas phrases, bem desempenhou a missão de que fôra encarregado.

Usaram tambem da palavra, occupando-se do titulo que devia receber o novel gremio, entre outros, os srs. Justiniano Simões Lopes, dr. Francisco Amarante e capitão Vital Costa.

Ficou resolvido que a futurosa associação se intitulasse União Gaúcha e que fosse installada a 20 do corrente, sendo designados para a commissão de estatutos os srs. Zeferino Costa, dr. Francisco Moreira, Justiniano Lopes e dr. F. Amarante.

O dr. presidente, em palavras alevantadas, encerrou os trabalhos da brilhante sessão, por entre muitos e enthusiasticos vivas, com ardor correspondidos, ao Rio Grande do Sul e á União Gaúcha.

(Diario Popular)."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Setembro de 1899, pág. 01, col. 03

Luiz Cardoso de Azevedo



"Victimado por uma hemorrhagia cerebral, falleceu na cidade do Rio Grande, a 26 do mez que hoje finda, o segundo tenente reformado da armada Luiz Cardoso de Azevedo, que durante muito annos occupou nos navios da flotilha d'este Estado o lugar de 1o. machinista e ultimamente exercia as mesmas funcções a bordo do vapor
Mirim."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 31 de Janeiro de 1893, pág. 02, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...