sábado, 25 de junho de 2016

Faleceu o ex-prefeito leonense Getúlio Teixeira Victória

Getúlio Teixeira Victória ao centro, na ocasião de sua posse como prefeito eleito
para o mandato 1993-1996. Cerimônia que aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes.
(01 de Janeiro de 1993)


No início da noite deste sábado começou a circular nas redes sociais, a notícia do falecimento do ex-prefeito de Capão do Leão Getúlio Teixeira Victória. 
Nasceu em Pelotas em 08 de Outubro de 1929, filho de Idylio Manoel dos Santos Victória e Alayde Rosado Teixeira. Foi o décimo-primeiro dos doze filhos do casal. A causa da morte ainda não nos foi informada, mas dentro do possível estaremos atualizando as informações.
Getúlio Victória foi prefeito de Capão do Leão em duas oportunidades: de 1985 a 1988 e de 1993 a 1996. Na primeira ocasião, Getúlio era vice-prefeito eleito no pleito de 1982, na chapa com Elberto Madruga. Madruga faleceu em julho de 1985 e Victória acabou assumindo a função. 
Em 1992, Victória concorreu como prefeito e ganhou a eleição - fato apontado como muitos como "vitória do azarão", dado o fato dos dois candidatos "favoritos", Vilmar Motta Schmitt e Erico Pegoraro haverem tido campanhas muito mais intensas. Em 2000, Victória novamente concorreu à eleição de prefeito, mas obteve pouco mais de 500 votos.
Getúlio Victória antes de ingressar à vida política municipal foi durante muitos anos fiscal do Juizado de Menores no antigo 4o. distrito de Pelotas (Capão do Leão).
O sepultamento acontece amanhã, às 16 horas no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas. Local onde o corpo também está sendo velado.
A Prefeitura de Capão do Leão decretou três dias de luto oficial em virtude do fato.
Nossos sentimentos a familiares e amigos.

Atualização (29/06/2016): Segundo informado pela Imprensa local, o ex-prefeito Getúlio Victória estava com várias complicações de saúde há algum tempo. Ele foi vítima de um infarto, por volta das 18h30min no Hospital São Francisco de Paula. Getúlio Victória era tio do atual prefeito leonense Cláudio Victória.



Vote no Seis e ajude o Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão


Nos próximos dias 05 e 06 de Julho estará ocorrendo o processo de votação das demandas da Consulta Popular 2016 em todo o estado do Rio Grande do Sul. No dia 07 de Julho, a votação acontece via internet pelo site da Consulta Popular (http://www.consultapopular.rs.gov.br/). O Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão pede ajuda aos leonenses e aos demais eleitores da região que sejam simpáticos aos seus propósitos culturais e educativos para que votem na prioridade número 06. Um recurso voltado à área cultural beneficiará o IHGCL com uma verba importante.

Dentro de pouco tempo, estaremos neste blog informando os locais de votação em Capão do Leão. Participe!

Histórias Curiosas XVI

Reunião na Casa de Cultura para tratar dos festejos da Semana Farroupilha, com a presença do pessoal da Prefeitura, o Comandante do Posto da Brigada Militar e representantes das entidades tradicionalistas numa noite fria do mês de Agosto, há alguns anos atrás. Um gaudério está naquela salinha de exposições que fica entre a parte da Biblioteca e a parte do Auditório conversando com outro amenidades antes de começar a reunião. Neste meio-tempo visualiza a pintura que retrata o patrono da Casa de Cultura, sem saber que se trata de Hipólito José da Costa, também patrono da Imprensa do Brasil, que viveu parte de sua infância em Capão do Leão. Muito curioso, o gaudério sério e compenetrado aproxima o rosto da pintura e permanece apreciando o rosto do sujeito, como se fosse alguém familiar. Ao que parece conclui algo em seu pensamento e lascou muito confiante:
- Esse daí jogou bolita comigo no tempo de colégio.
O outro gaúcho mais esclarecido, sabendo que o amigo estava, ou cometendo uma gafe, ou fazendo uma brincadeira, acrescenta em tom cômico:
- E olha que hoje ele é motorista do caminhão da prefeitura!
O gaudério (que tinha jogado bolita com Hipólito José da Costa!) muito sério retruca:

- Ô Fulano, não me vêm com tuas mentiras. Esse aí da pintura é aquele que morreu afogado lá no São Gonçalo. Fizeram uma homenagem para ele, respeita o defunto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...