terça-feira, 19 de maio de 2020

A Lenda de Tupanciretã


"A Lenda de Tupanciretã

LUIZ A. IBARRA

Era um imenso tapete verde os Sete Povos das Missões.

A vegetação dominava o panorama exuberante. Estendia-se, opulenta, pelas canhadas, galgava as encostas e cobria as coxilhas com um manto verdejante que ondulava aos sopros do Minuano nas tardes hibernais.

Um risco quase imperceptível na imensidão esverdeada assinalava um caminho, uma trilha ou uma estrada que rareavam naquela época. Por ali deveriam passar os caminhantes em suas peregrinações.

Um ranchinho humilde tendo ao lado, uma capelinha tôsca, de longe em longe, dava um sinal de vida humana.

Numa das excursões que os jesuítas realizavam com os índios, quando atingiram o lugar denominado Coxilha Grande, desabou imenso temporal. A escuridão da noite viu-se, repentinamente riscada pelo clarão dos relâmpagos e o silêncio daquelas paragens foi quebrado pelo ribombar ensurdecedor dos trovões, do vento e das chuvas, encheram de pavor os viandantes que ansiavam à procura de um abrigo.

De súbito, porém, ilumina-se a amplidão e aparece, numa capelinha, junto a um rancho, a imagem de Nossa Senhora, como uma aparição divina a indicar-lhes o abrigo de que necessitavam.

Fascinado diante daquela aparição, que atribuía a uma obra da Providência, um sacerdote exclama: TUPANCI... e os índios cheios de respeito e misticismo, murmuram em côro: TUPANCIRETÃ... (que significa em tupi-guarani - 'terra da Mãe de Deus').

Daí por diante, essa região passou a chamar-se Tupanciretã. A denominação passou ao Município. Atualmente, Tupanciretã constitui um próspero município riograndense."

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 16 de Abril de 1960, pág. 12

Sobrenome Nolasco


"NOLASCO - Sobrenome português. Trata-se de um aportuguesamento da grafia original NOLASQUE (ou NOLASC) - sobrenome francês com origem na Occitânia. Nolasque provém de um imigrante que se estabeleceu na região occitânica, proveniente de Nola, na Península Itálica. 

A família teve diferentes ramos na Península Ibérica, passando pela Catalunha, Aragão, Valência, Castela, e chegando a Portugal. Segundo a Genealogia, os Nolasco de Portugal são associados ao ramal catalão da família."

Sobrenome Guanabara


"GUANABARA - Sobrenome brasileiro. Provém da aglutinação dos termos tupis 'guá' (=enseada, baía), 'nã' (=semelhante) e 'pará' (=mar). Portanto: 'baía que parece um mar'.

Personalidade: Acindo Guanabara foi jornalista e politico brasileiro, de grande talento. Morreu em 1918."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 25 de Setembro de 1992, pág. 02

Sobrenome Colares


"COLARES - Topônimo. Significa 'cerros, outeiros'. Em especial é Collares, e também quer dizer 'colinas'. Vinho famoso em Portugal. Nomeia uma localidade no Concelho de Sintra em Portugal. Também o nome de uma cidade no estado do Pará, Brasil."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Julho de 1991, pág. 02

Uma companhia infantil de zarzuelas


"Companhia infantil

Houve hontem o espectaculo de estréa da original companhia infantil de zarzuelas.

 O America estava repleto de espectadores.

Os pequenos artistas foram muito e merecidamente applaudidos, principalmente Teresita Costa, a adoravel menina que deixou por vezes o auditorio em hilaridade.

Correcção, graça, naturalidade no gesto e na expressão, tudo isto ella reune e de tudo sabe usar sensatamente. O menino Alberto Costa, tenor, possue uma voz bem soffrivel, e é eximio na dança, tanto que hontem uma jota elle quebrou e cantou afinadamente com a Teresita, teve de ser bisada.

Vale bem a pena ir apreciar-se a interessante companhia infantil, que dá amanhã o seu 2o. espectaculo."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 25 de Abril de 1892, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...