domingo, 21 de outubro de 2012

A4 ONG - Associação dos Amigos dos Animais Abandonados

Pessoal, superimportante o trabalho realizado em nosso município. Quem quiser colaborar disponibilizo os links, vale a pena!


No site estão informações diversas para contato e doação. Ali também você poderá conhecer o trabalho extraordinário realizado pela Prof. Eliane Diniz.

COMO AJUDAR
 Atualmente são cerca de 150 cães abrigados na ONG.
Doação de ração, caixas de transporte, casinhas, medicamentos, coleiras e acessórios caninos, potes para água e comida, produtos de limpeza, entre outros;
Doação de determinada quantia mensal;
Apadrinhamento de um ou mais animais da ONG se responsabilizando pelos gastos do animal até este ser adotado;
ADOÇÃO de cães;
Veterinários que se disponham a auxiliar os animais da ONG.Todos os animais da ONG são devidamente desverminados, vacinados, castrados (filhotes precisam atingir a idade adequada para serem castrados) e em breve serão microchipados.

Trecho retirado do informativo do site.

Arroio Padre Doutor

Trecho extraído de: CUCHIARA, Cristina Cuchiara1,; BORGES, Clarissa de Souza;BOBROWSKI, Vera Lucia. Biomonitoramento da Qualidade da Água do Arroio Padre Doutor (Capão do Leão,RS). Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica. UFPel, Pelotas/RS, 2007

"O Arroio Padre Doutor encontra-se na cidade de Capão do Leão, atravessa zonas industriais, urbanas e rurais, refletindo as conseqüências do impacto antrópico e da utilização incoerente dos recursos hídricos. No entanto, suas águas destinam-se ao abastecimento, recreação, uso industrial, irrigação e diluição de despejos domésticos e industriais. A Universidade Federal de Pelotas também consome água do Arroio Padre Doutor. Devido a essa grande utilidade do mesmo, muitos estudos vêm sendo realizados devido ao crescimento da população do campus e conseqüente aumento do consumo tornando-se necessário o controle das condições da água tratada utilizada pela população (Cuchiara, 2007).
(...)
Os dados observados nesta pesquisa permitem concluir que os resultados físico-químicos observados nas diferentes estações do ano estão dentro das especificações do CONAMA e através do bioensaio realizado utilizando o Allium teste não foram detectados efeitos genotóxicos significativos nas diferentes estações do ano."

Calçamento da Rua XV de Novembro, em Pelotas

Trecho extraído de: DEVANTIER, Vanessa da Silva & SANTOS, Carlos Alberto Ávila. A Rua XV de Novembro: espaço de comércio, cultura e lazer. Pelotas, 1870-1931. p.04
"Na Figura 1, salientamos o calçamento da Rua XV com paralelepípedos de granito, extraídos das jazidas do antigo distrito pelotense do Capão do Leão. Notam-se ainda, os trilhos dos bondes e os passeios, nas laterais da rua. As casas enfileiradas em seqüência, delimitando a via, possuem platibandas que escondem os telhados e as calhas que esgotam as águas das chuvas. Em 1871, através do Código de Posturas os vereadores de Pelotas determinaram o uso obrigatório de “platibandas nas frentes das ruas” (SANTOS, 2007, p. 182, cf. BPP Livro de Atas da Câmara dos Vereadores, 1871). Ainda na fotografia, as fachadas apresentam vãos fechados por portas e não por janelas, são prédios destinados ao comércio. Como são casas em fita, todas iguais, provavelmente tenham sido construídas sob encomenda de um único proprietário e destinadas para aluguel. Destacam-se os postes com as fiações do telégrafo e do telefone, os sobrados com suas platibandas, frontões e balcões, são construções de uso misto: comercial no térreo e residencial no segundo pavimento. Por último, a rua é um espaço masculino. Note-se a moda nas vestimentas e chapéus, uma maneira elegante de se mostrar nos espaços coletivos da cidade."

Informações sobre a origem de algumas escolas do município de Capão do Leão

Trecho extraído de: OLIVEIRA. M.A. & TAMBARA, E. ANÁLISE DO PAPEL DA EDUCAÇÃO NO GOVERNO DO DR. AUGUSTO SIMÕES LOPES (1924-1928), ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS INTENDENCIAIS. Faculdade de Educação/UFPel, página 4.


"Segundo a afirmação de Augusto Simões Lopes, no Relatório de 1928, com outras verbas e através da lei especial n.º 174, votada pelo Conselho Municipal a 21 de Dezembro de 1925, que autorizou a conversão em apólices do patrimônio da “Fundação D.ª Antonia Chaves Berchon des Essarts” e da lei de n.º 136 que permitiu em 1926 uma nova operação de crédito com a Exma. Sra. D. Maria Francisca de Mendonça de Assumpção, foram construídos os dois grupos escolares “Dr. Joaquim Assumpção”, “D.ª Antonia”, na cidade, e as escolas “Mauá”, no Passo dos Negros; “Álvaro Berchon”, no Passo das Pedras; “D.ª Maria Antonia”, na Barbuda; “João da Silva Silveira”, no Monte Bonito; “Bernardo Taveira Junior”, na Colônia Santa Eulália; “Professor Affonso Massot”, no Quilombo; “Ministro Fernando Osório”, nas Três Vendas; “Bibiano de Almeida”, na Vila Gastão Duarte, “Jacob Brod”, nas Terras Altas e “Garibaldi”, na Colônia Maciel.
Além desses, de acordo com o intendente, a Municipalidade adquiriu os seguintes edifícios para escolas rurais: na Cascata, onde foi instalada a escola “Luiz Pennafiel”; no Areal, onde passou a funcionar a escola “Dr. Piratinino de Almeida” e no Capão do Leão, onde foi instalada a escola “Barões de Santa Tecla”. Instalou-se, também, no edifício cedido pela Maçonaria após os necessários melhoramentos, a escola “Barão de Arroio Grande”, no “Theodosio”. As escolas rurais n.º 15, 16, 18 e 20 foram estabelecidas em prédios alugados.
Além disso, Augusto Simões Lopes afirmou, no mesmo relatório, que a Municipalidade promoveu a criação de escolas subvencionadas especiais, no Passo do Retiro e na Colônia Santa Silvana (denominada “Dirceu Moreira”). Auxiliou na construção e posteriormente municipalizou a escola “Raphael Brusque”, na Colônia Z 6."

Obs.: todos os grifos são nossos.

Petrografia em Capão do Leão

Trecho extraído de: PHILIPP, Ruy Paulo & MACHADO, Rômulo. Suítes Graníticas do Batólito Pelotas no Rio Grande do Sul: Petrografia, Tectônica e Aspectos Petrogenéticos. In: REVISTA BRASILEIRA DE GEOCIÊNCIAS, n.31, v.3, set.2001, p.263


"Suíte Intrusiva Erval (SIE) Esta suíte, definida por Philipp (1998), estende-se até o Uruguai e perfaz cerca de 20% da área do batólito. Ocorre na sua extremidade sul e apresenta forma alongada na direção NE-SW. Engloba maciços graníticos situados a sul do alinhamento estrutural que balisa as cidades Capão do
Leão,Pedro Osório, Basílio e Pedras Altas (Fig.2). As rochas desta suíte são homogêneas, textural e composicionalmente, com predomínio de monzogranitos e sienogranitos subordinados. Nos domínios não afetados pela deformação, apresentam estruturas magmáticas preservadas, como alinhamento de cristais euédricos de feldspatos numa textura equigranular hipidiomórfica. São granitos cinza claro, com plagioclásio prismático acinzentado, feldspato potássico subédrico branco a rosado, quartzo amebóide e biotita em lamelas euédricas intersticiais. Próximo de Arroio Grande ocorrem, no contato com mármores, zonas métricas de rochas sieníticas e quartzo-sieníticas com anfibólio e clinopiroxênio. Estas rochas são consideradas como produtos de assimilação da rocha carbonática pelo magma granítico. Isto ocorre também a leste de Erval, onde a assimilação de anfibolitos é responsável pela presença de anfibólio em granitos da suíte. Esta suíte acha-se intensamente afetada por zonas de cisalhamento de alto ângulo, dúcteis (D2) e rúptil-dúctil (D3). Dentre elas, destacam-se: Zona de Cisalhamento Erval (ZCE), Zona de Cisalhamento AyrosaGalvão (ZCAYG) e Zona de Cisalhamento Arroio Grande (ZCAG) (Machado et al. 1995). A ZCAG, com largura de cerca de 4 km, é a mais importante delas e afeta sobretudo os granitos da SIE, desenvolvendo protomilonitos e milonitos de orientação N65-75°E. As ZCAYG e ZCE são caracterizadas por milonitos e ultramilonitos com orientação N50-60°E (Fig. 2).A SIE contém xenólitos da SIPM e é intrudida pelas SIV (Granito Chasqueiro) e SGDF."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...