sábado, 2 de março de 2019

Afonso Pena em Pelotas em 1906


"Affonso Pena no Sul
MANIFESTAÇÕES AO CHEFE

O nosso desenvolvido serviço telegraphico já noticiou, sabbado, o que de mais importante occorreu em Pelotas e Rio Grande sob a visita dos drs. Affonso Penna e Borges de Medeiros áquellas cidades.

A viagem desta capital, para o sul do Estado foi regular, tendo o vapor fundeado algum tempo devido ao temporal que caiu e por isso chegado a Pelotas só depois de 2 horas da tarde.

Por occasião da passagem do Florianopolis para o Mercedes, na barra de Pelotas, este atracou rapidamente áquelle, tendo o dr. Affonso Penna felicitado o commandante Gadret pela precisão da manobra.

No porto de Pelotas estava a população daquella cidade, em peso, aguardando o desembarque.

Na barra daquella cidade, do edificio da conservação do porto, foi solta uma grande gyrandola de foguetes de dynamite.

O dr. Affonso Penna conservou-se de binoculo na mão, analysando as margens do rio e as xarqueadas.

Na altura da xarqueada Alfredo Braga estava uma flotilha de rebocadores, gigs, barcos-escolas do Club Sportivo com socios uniformisados, que aguardavam a passagem do Mercedes, tendo comboiado o vapor até á cidade.

Num rebocador especial vinham o major Gonçalves de Almeida, director do Diario Popular, e dr. Boloto, que tomaram conta dos jornalistas da comitiva.

Um esquadrão da União Gaucha, com o respectivo estandarte, esperava a passagem do vapor na xarqueada Pedro Osorio, tendo dado estrepitosos vivas ao dr. Affonso Penna, ao frontear o Mercedes. 

Fundeado o vapor, atracou a elle o escaler da capitania do porto no qual vinha o capitão-tenente Raphael Brusque, e outro conduzindo o vice-presidente do Estado, o intendente de Pelotas e o presidente do conselho municipal.

Em outro escaler vinham o dr. Cassiano do Nascimento e conselheiro Francisco Maciel.

Os drs. Affonso Penna e Borges de Medeiros desembarcaram em escaler, em companhia do coronel Pedro Osorio, dr. Cypriano Barcellos e capitão-tenente Raphael Brusque.

Ao pisarem no caes foram erguidos vivas aos drs. Penna e Borges de Medeiros, seguindo todos a pé até o edificio da mesa de rendas federaes, onde tomaram os carros que eram em grande numero, todos os existentes em Pelotas.

No caes tocavam tres bandas de musica.

Em bondes especiaes estavam os collegios devidamente uniformisados.

Os alumnos eram em numero aproximado a 600, tendo faixas distinctivas com as cores da bandeira republicana.

Tomaram conta da organisação das aulas os professores Bernardo Figueira Filho e Romeu Irusen.

No porto estavam tambem praças da Brigada Militar do destacamento ali aquartellado.

O carro do dr. Affonso Penna era escoltado por um piquete de policia administrativa, apresentando bonito aspecto.

A commissão de recepção no porto era composta do capitão-tenente Raphael Brusque, Delfino Resende, Delfino Costa, drs. Hypolito Boleto e Emílio Leão.

O prestito começou a desfilar pelas ruas Benjamin Constant e era bellissimo.

Todos os carros de Pelotas nelle formavam, conduzindo as comitivas dos presidentes e pessoas graudas da localidade.

Ás janellas dos predios affluiam senhoras e moças, dando um alegre aspecto á recepção.

Muita gente foi a pé para a cidade, que fica a regular distancia.

Outros que quizeram tomar carros pagaram 50 e 60$000 pela conducção.

Nas ruas estavam erguidos arcos e a de 15 de Novembro apresentava o aspecto de uma avenida pela disposição da ornamentação.

No primeiro carro iamo os drs. Affonso Penna e Borges de Medeiros.

No segundo tomaram passagem o vice-presidente do Estado e o general Godolphim.

Ambos eram escoltados por praças da policia administrativa.

O prestito parou ao edificio da intendencia.

A commissão de recepção na intendencia era composta dos seguintes cavalheiros: dr. João Jacintho de Mendonça, dr. Joaquim Augusto de Assumpção, commendador A.P. Rego Magalhães, Carlos Ritter, dr. João Py Crespo, coronel Manoel Simões Lopes, coronel Luiz Carlos Massaud, dr. Manoel Luiz Osório, capitão Augusto Leão Pinheiro, dr. Joaquim da Costa Leite, coronel Manoel Soares da Silva, José Ignacio do Amaral, capitão Joãos Simões Lopes Neto e dr. Francisco Luiz Osorio.

A commissão da cidade, encarregada da formação do prestito da Intendencia ao Club Caixeiral, compunha-se do dr. José Chaves, Emilio Nunes, dr. Nunes Vieira, capitão Pedro Lourival, drs. Edmundo Berchon, Frederico Bastos e Joaquim Luiz Osorio, Baldomero Trapaga y Zorrilla e Lucio Lopes dos Santos Sobrinho.

Ahi o dr. Affonso Penna e mais pessoas presentes subiram ao palacio municipal, sendo feita a saudação pelo dr. Cypriano Barcellos, intendente de Pelotas.

Foi-lhes offerecido, então, um artistico ramalhete com as chaves da cidade, ceremonia usada em paizes extrangeiros.

Dahi o dr. Penna seguiu a visitar a Bibliotheca Publica e a Santa Casa de Misericordia, tendo admirado os dois estabelecimentos.

Nesta s.ex. elogiou a sala de operações, que é excellentemente installada.

Os sinos repicaram festivamente á chegada de s.ex. na Santa Casa.

Dahi o dr. Penna veio para o Club Caixeiral, onde lhe foi offerecido um sumptuoso banquete, pelo municipio.

O aspecto do local, a praça da Republica, era excepcional e o povo que se apinhava em frente ao edificio do club constituia uma verdadeira multidão.

Ao chegar o dr. Affonso Penna, os nossos collegas do Diario Popular fizeram-lhe significativa homenagem, entregando-lhe, em quadro, a primeira pagina do jornal impressa em setim e tendo o retrato do presidente eleito envolto na bandeira mineira que foi hasteada na frente do Diario durante o dia.

Logo após, começou o banquete.

O edificio do Club Caixeiral é um palacio, tendo custado 180 contos e sido feito a expensas da classe.

Referindo-se ao salão do banquete, havia dito o Diario Popular:

<<É bellissimo o salão nobre, cognominado Salão Belmondy, onde terá logar o banquete.

A sua architectura é magestosa, magestosas são as alteroas columnas, encimadas por lindos capiteis, de que destacam-se em relevo emblemas do commercio.

O forro do salão é todo de aço, esmaltado de branco, com filetes roseos e dourados.

Do teto pendem quatro artisticos lustres de bronze, a gaz corrente, e cinco luzes duplas.

Adaptadas ás paredes ha mais seis arandelas do mesmo metal.

Ha ainda quatro grandes e lindos lampeões-estatuetas, de bronze, em pedestal de alvenaria.

Encrustados em uma das paredes lateraes, vêm-se dois enormes espelhos de crystal bisauté, circumdados de artistica moldura de cantaria e gesso.

O salão tem quatro escadas, que dão para a rua General Victorino.

Nas tribunas que deitam para o salão e onde tocará a orchestra de professores, regida pelo maestro Cavalcanti, nota-se uma tela a oleo, do pintor Litran, do grande bemfeitor e querido membro do Club Caixeiral, major Eugenio Belmondy.

A ornamentação de flores é surprehendente, de extraordinario e encantador effeito, embora a sra. d. Maria Izabel Lopes Barcellos, encarregada da ornamentação, lutasse com grandes dificuldades para conseguir flores, que nesta época são raras.

Ainda assim, alcançou a habil florista confeccionar trinta corbeilles, que revelam aprimorado gosto.

Ao fundo do salão, no logar de honra, avulta magestoso tropheu de bandeiras e do centro do qual ressaltam duas grandes letras - A.P., em fragrantes flores.

Em toda a volta da toalha adamascada, que cobre a ampla mesa do banquete, vê-se delicada guirlanda de hera, em graciosas curvas.

A mesa era sumptuosa, em fórma de A. do comprimento de 14 metros.

A base do A era de 8 1/2 metros e o cabeço de 4.

Havia 122 logares dispostos na mesa, sendo esta coberta com baixella nobre de crystaes e prata e cheia de artisticos ramalhetes.

No travessão do A havia duas estatuas de bronze e por sobre todo elle lindas fructeiras e doceiras repletas.

Os guardanapos eram armados em fórma de cysne.

Cada logar era assignalado pelo nome da pessoa que o devia occupar, impresso em cartão amnexo ao cardapio.

O banquete foi servido pelo Hotel Alliança.

Às 4 horas da tarde este começou.

Sentavam-se no cabeço do A os drs. Affonso Penna, Borges de Medeiros, general Godolphim, dr. Cassiano do Nascimento, coronel Pedro Osorio, dr. Cypriano Barcellos e capitão Guilherme Echenique.

Dos lados ostentavam-se os outros convidados e pessoas gradas da localidade.

O cardapio era o seguinte:

BANQUETE OFFERECIDO PELO MUNICIPIO DE PELOTAS AO EXMO. SR. DR. AFFONSO A. M. PENNA, PRESIDENTE ELEITO DA REPUBLICA, EM 17-8-1906. - Menu: Potage, créme votaille; mayonnaise de saumon; vol-au-vent à la reine; galantine de canard; cotelletes panées à la belle-vue; dindon farci à la rio-grandense; tournedos truffé à la parisienne; asparges au beurre; desserts à la mode de Pelotas; fruits de saison, café, liqueurs; vins: Xérez, Collares, Blanc, Chateau-Bordieu, Borgone, Champagne-Clicquot.

Este cardapio tinha no canto as armas do Rio Grande e era impresso com lettras douradas.

Em logar apropriado, onde ensaia a banda do Club Caixeiral, uma orchestra dirigida pelo maestro Cavalcanti executou o seguinte:

Programma do concerto - Hymno nacional - 1a. Keler Bella - Lustspiel - ouverture, 2o. Waldteufel - Mon Rève - walze, 3o. G. Verdi - Rigoleto Potpourri, 4o. G. Mariani - Rosa delle Alpi - mazurka, 5o. G. Puccini - La Bohême - fantasia de E. Cavalcanti, 6o. Pirani - Flora - polka, 7o. C. Gomes - Condor - preludio, acto 3o. (Notturno), 8o. Leoncavallo - Il Pagliacci - fantasia de E. Cavalcanti, 9o. Waldteufel - Berceuse - walzer, 10o. A. Boito - Mefistofele - Centone, 11o. Donizetti - Lucia di Lammermoor - Potpourri, 12o. J. Bayer - Hoch Wien - marcha, hymno nacional.

Nessa especie de tribuna achavam-se exmas. familias, entre as quaes d. Cecilia Osorio, esposa do coronel Pedro Osorio, acompanhando d. Carlina de Medeiros, esposa do dr. Borges de Medeiros.

A commissão do banquete era a seguinte:

Coronel vice-presidente do Estado, intendente e vice-intendente municipal, dr. Cassiano do Nascimento, dr. Bruno Chaves, capitão Alfredo José Rodrigues de Araujo, presidente do conselho, e dr. Joaquim Luiz Osorio.

Servido o quarto prato, devido ao adeantado da hora, o dr. Affonso Penna foi saudado pelo dr. Cassiano do Nascimento, deputado federal.

Respondeu o dr. Affonso Penna em rapidas palavras, bebendo á saude do povo de Pelotas.

O dr. Borges de Medeiros fez o brinde de honra ao dr. Rodrigues Alves, presidente da Republica.

O dr. Affonso Penna retirou-se logo, ficando em meio o banquete.

S.ex. pediu desculpas, mas tinha pouco tempo e desejava sair no dia seguinte a barra.

Fez uma visita particular á familia do conselheiro Maciel e em seguida foi no Club Commercial, onde foi saudado pelo sr. Emilio Nunes, respondendo o dr. Penna, fazendo votos pela prosperidade do club e da classe commercial.

Dali s.ex. dirigiu-se para a estação da estrada de ferro, onde devia tomar o trem para o Rio Grande.

Na passagem pelo 29o. batalhão formou a guarda e a officialidade, que já havia estado no porto, em segundo uniforme, para cumprimentar s.ex.

Na estação foi o presidente eleito recebido pelos drs. Octacilio Pereira, Lassance Cunha e Alfredo Avila, da administração e fiscalisação da viação ferrea.

Era enorme a multidão que aguardava ali os drs. Penna e Borges de Medeiros, entre a qual muitas exmas. familias e moças de Pelotas.

A estação estava ornamentada com muito gosto.

Ás 6 horas mais ou menos o trem dava apito de partida, movendo-se logo em seguida lentamente o comboio, por entre vivas aos drs. Borges de Medeiros e Affonso Penna, tocando as bandas de musica.

A multidão premia-se na estação e o trem teve que caminhar muito devagar para evitar algum desastre.

Incorporaram-se á commitiva republicanos e amigos de Pelotas, entre os quaes o vice-presidente do Estado, e aos jornalistas que daqui partiram o nosso collega Florentino Paradeda, talentoso redactor do Diario Popular."

Fonte: A FEDERAÇÃO (RS), 20 de agosto de 1906, pág. 01, col. 04-05


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...