segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Fábrica de papel Itálico-Brasileira


"Fabrica de papel

No dia 19 do corrente, refere o Diario, de Pelotas, começou os seus trabalhos a fabrica de papel fundada pelos srs. Bonora e Picardo, na colonia Santo Antonio, n'este municipio.

Presentemente promptifica a fabrica de 150 a 200 resmas de papel de embrulho diariamente.

Duas amostras que o alludido collega pelotense viu, constituem uma prova eloquente viu, constituem uma prova eloquente da excellencia do papel manufacturado n'essa fabrica.

Além da modicidade de preços, o papel da nova fabrica leva ao importado a vantagem de ser incontestavelmente muito melhor.

Dentro de pouco tempo se tratará ali da fabricação de papel de impressão para escrever.

A fabrica, da qual é director o socio sr. Octavio Picardo, tomou a denominação de Italico-Brasileira."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Novembro de 1892, pág. 01, col. 05

Os contrabandistas da Lagoa Mirim


"Informam a um jornal de St. Victoria que na costa do Arroio del Rey até Tahim, margem da lagoa Mirim, andam diversas lanchas mascateando em diversos generos e comprando fructos do paiz, suppondo-se que ellas vão da cidade de Pelotas e Rio Grande com esses generos. 

O Echo do Sul, dando essa noticia, acrescenta:

Sabemos que os contrabandistas se aventuram a estas correrias maritimas, fiados na ausencia dos lanchões fiscaes, que outr'ora vigiavam as costas da Lagoa e do rio Jaguarão.

Com effeito, dos tres lanchões que ha tempos cruzavam aquellas agoas para impedir o contrabando, nenhum resta em condições de poder effectuar o serviço de policiamento, porquanto o da mesa de rendas geraes de Pelotas foi retirado d'ali por imprestavel, por imprestavel cessou de navegar o de Santa Victoria e, por ultimo, o de Jaguarão parece que afundou-se devido ao seu máo estado.

Eis por que, achando-se as costas desamparadas e desprovidas de vigilancia fiscal, ousam os contrabandistas cruzar impunemente a lagoa Mirim e ir commerciar a são e salvo nas proximidades de Santa Victoria."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Novembro de 1885, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...