quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Portugueses na cidade de Pelotas



 Embora possa parecer óbvio, dado o fato de o Brasil ter sido colônia de Portugal durante mais de trezentos anos, houve na cidade de Pelotas uma imigração portuguesa pujante e intensa no decorrer de todo o século XIX independente do processo colonial. Já a partir da elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves (1816), portugueses se instalaram na cidade devido à nascente indústria saladeiril.

            Ainda no século XVIII, houve levas de portugueses do Arquipélago dos Açores, da Ilha da Madeira, de Trás-os-Montes e do Minho que se estabeleceram durante a ocupação europeia do território do Rio Grande do Sul na região de Pelotas. Também portugueses fugidos da Colônia do Sacramento (ex-colônia lusa na foz do Rio do Prata). Uma dessas famílias evadidas foi a do Padre Felício Pereira da Costa – fundador da freguesia de São Francisco de Paula das Pelotas em 1812, que daria origem à cidade.

            Os portugueses estiveram envolvidos nos mais diversos setores da economia pelotense. Trabalharam na agricultura, na pecuária, na indústria e no setor de serviços. Envolveram-se ativamente na cultura da cidade, participando de associações de diferentes naturezas ao longo do século XIX e início do século XX. Aos portugueses a cidade deve um dos mais importantes hospitais que é o da Sociedade Beneficência Portuguesa. Em 1926, foi fundado o Centro Português Primeiro de Dezembro, situado à Rua Andrade Neves, com uma arquitetura gótica inspirada na terra natal. No centro da cidade, próximo à linha férrea do bairro Simões Lopes, também encontramos o obelisco comemorativo à imigração portuguesa em Pelotas, onde se apresenta a esfera armilar representativa do espírito navegante e aventureiro dos lusos. O local que é também o terminal de ônibus urbanos da zona norte da cidade recebe o justo nome de Largo de Portugal. Em Pelotas também existe um bairro chamado Recanto de Portugal, onde as ruas recebem o nome de municípios portugueses.

            A tradição doceira da cidade de Pelotas é diretamente influenciada pela gastronomia portuguesa. Especificamente, muitos pesquisadores consideram que as técnicas usadas na fabricação dos famosos pelotenses se vinculam as mesmas técnicas seculares encontrada na cidade de Aveiro, em Portugal, de onde vieram muitos imigrantes lusitanos.

 

Fontes:

ARROTEA, Jorge Carvalho & FISS, Regina Lucia Reis de Sá Britto. Traços da comunidade portuguesa em Pelotas. Pelotas: TCC, Universidade Federal de Pelotas, 2006.

BECKER, Klaus. A imigração no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. In: BECKER, Klaus (org.). Imigração. Canoas/RS: Editora Regional, 1958.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...