quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Encruzilhada do Sul em 1899


"DADOS ESTATISTICOS

do Municipio da Encruzilhada

Devemos a obsequiosidade do senhor Ernesto Alfredo de Normann, as seguintes linhas:

HISTORICO DO MUNICIPIO

O municipio da Encruzilhada, pertenceu ao de Rio Pardo e por Decreto de 17 de Novembro de 1837, foi elevado a freguezia, sendo até então e desde mais de 1789 capella curada de Santa Barbara da Encruzilhada, fundada pelos jesuitas e ilhéos açorianos.

Pela lei n. 173 de 19 de Setembro de 1849, foi elevado a villa e installado o termo a 26 de Junho de 1850, tendo o Juiz municipal dado no mesmo anno a primeira audiencia.

Compunha-se o municipio de 4 districtos, passando em 1890 á 5 e em 1898 á 6.

No mez de Novembro de 1889, após a promulgação da Republica dos Estados Unidos do Brazil, reunio se a camara municipal em sessão extraordinaria, a convite previo e adheriu, por unanimidade de seus membros presentes a proclamação da Republica.

População 

É calculada em 15.000 habitantes em todo o territorio do municipio, não tendo sido possível até o presente organisar-se um resenciamento exacto.

Instrucção

Existem no municipio 12 aulas providas, de ambos os sexos, e todas ellas prehenchidas e distribuidas da maneira seguinte:

Primeiro districto

Villa

Dona Gomercinda Dornelles (sexo feminino)
Tristão de Oliveira Avila (sexo mascolino)
Dona Raphaela Alves dos Santos (mixta)

Boqueirão

Dona Elisa Fagundes de Carvalho (mixta)

Terceiro districto

Joaquim Nunes Machado (sexo mascolino)

Quarto districto

Capella de São José do Patrocinio

Tito Livio Ignacio da Silva (sexo mascolino)
Dona Corina Barboza da Silva (sexo feminino)

Maria Santa

Dona Fancelina do Val (mixta)

Quinto districto

Colonia São Feliciano

Alfredo de Araujo Familiar (sexo mascolino)
Dona Branca Rosa da Conceição (sexo feminino)

Sexto districto

José Dias da Costa Braga (sexo mascolino)

Além das aulas acima mencionadas existe na villa uma aula mixta particular com a denominação 'Collegio Sant'Anna' dirigido pela intelligente normalista Dona Anna Maria Brigante.

Numero esse de aulas, aliás sufficiente para attender ao ensino das crianças aqui existentes."

Fonte: A RAZÃO: ORGAM POPULAR (Encruzilhada do Sul/RS), 25 de Junho de 1899, pág. 01-03

"POSIÇÃO ASTRONOMICA

A villa da Encruzilhada acha-se mais ou menos collocada a 30 34' O" latitude S, 52 27' 21" de latitude O em [ilegível], ou 3 h 29 m 49 s em tempo do meridiano de Greenwich, 730 metros acima do nivel do mar.

GEOGRAPHIA PHYSICA

A villa está situada sobre o alto de uma collina, ao Norte e Poente, sobre as pontas do arroio Iruhy, ao Nascente, sobre a margem esquerda do arroio Moinho ou Santa Barbara e ao Sul sobre uma das pontas do arroio Maria Santa.

O numero de predios é de 136 dentro dos limites urbanos da villa, estão comprehendidos n'este numero o edificio municipal, quartel da guarda municipal, cadêa e igreja, sendo porém sujeitos aos impostos de decima urbana somente 131 no valor locativo semestral de Rs. 1.210$900 d'estes 6 são sobrados e os demais terreos.

Entre os edificios notaveis notam se a Intendencia, cadêa, quartel e igreja, os quaes são de vastas dimensões em relação a localidade.

OBRAS MUNICIPAES

Possue a casa da Intendencia, cadêa, quartel e 3 fontes com aboboda, fornecendo bôa e abundante agua; um cemiterio regular todo amurado com um bonito portão de ferro tendo ao fundo uma pequena capella para depositar urnas e [ilegível].

A villa está collocada em sua maior parte em terrenos pertencentes a irmandade de Santa Barbara que foram doados em aforamento aos proprietarios.

ASPECTO GERAL

O municipio todo é montanhoso e accidentado formado de cochilhas e serros pedregosos abundantes de rochas, nos campos ostensivamente coberto de pequenos mattos espinheiros, aroeiras e outros vegetaes lenhosos.

SERROS

O municipio é servivel pela serra do Herval e ramificações d'esta.

RIOS

Este municipio é limitado pela parte Sul com o rio Camaquam.

ARROIOS

É cortado o municipio por muitos arroios e muitissimas vertentes. Dos arroios os mais notaveis são os seguintes: [ilegível].

FLORA

Encontram-se no reino vegetal innumeras especies, muitas madeiras de lei, bem como utilissimas plantas medicinaes.

FRUCTOS

Entre os cultivados abundam a nóz, maçã, pêra, laranja, lima, limão, pecego, figo, uva, cidra, ameixa, romã, ananaz, melancia, morango e abobora e outros muitos fructos europeos, etc.

FAUNA

O reino animal é immenso e de tão grande variedade que seria enfadonho descrever. Limitarei unicamente a parte concernente a criação.

O municipio conta em gado mais ou menos o seguinte

Vaccum..... 100.000
Cavalar..... 10.000
Muar..... 1.500
Ovelhum..... 12.000
Suino..... 6.000
Cabrum..... 15.000
Aves domesticas..... 1.000.000"

Fonte: A RAZÃO: ORGAM POPULAR (Encruzilhada do Sul/RS), 02 de Julho de 1899, pág. 01, col. 01-03

"MINERALOGIA

É abundante em pedra de construcção e barro de oleria, bem como em marmore, ferro, chumbo, cobre, ouro, carvão, onyx e outros productos do reino mineral, ainda não explorados.

Ha mais de 23 annos, foi abandonada por uma companhia, uma mina de marmore, que podia dar bons resultados, não só aos proprietarios como tambem ao municipio, porém, pela má administração que existia não pode alcançar o resultado desejado.

Já existem diversas minas de cal, dando todas ellas um bonito resultado aos proprietarios e ao municipio.

GEOGRAPHIA POLITICA

O municipio é calculado em sua totalidade ter a área superficial de 4.356.000.000 m2, sendo 217.800.000 m2 em mattos e 4.138.200.00 m2 em campos.

O municipio tem alistado 963 eleitores."

Fonte: A RAZÃO: ORGAM POPULAR (Encruzilhada do Sul/RS), 09 de Julho de 1899, pág. 01, col. 01

"SALUBRIDADE

O clima do municipio é ameno e temperado não se conhecendo até aqui molestia endemica, a não ser, uma especie de sarna que em 1892, appareceo na colonia São Feliciano e que mais tarde devido a revolução contagiou quasi que a bem dizer, todo o municipio e parte do Estado, isso derivado unicamente a grande massa de immigrantes que n'esta epoca chegaram para estabelecerem-se na referida colonia São Feliciano.

A estação invernosa, é intensa, chegando o thermometro, em logar abrigado, durante o dia 1' e 0' e não raras vezes caindo frocos de neve. (Como teve occasião de apreciar o escriptor d'estas linhas, em 21 de Agosto de 1898).

RENDAS 

A renda do municipio no exercicio de 1898 foi a seguinte: da Intendencia Municipal foi de Rs. 24:184$870 e da collectoria das rendas do Estado n'esta villa foi de Rs. 38:618$354, deixando de mencionar as rendas do correio por não ter obetido os dados desejados.

COMMERCIO

A exportação do municipio é consideravel, exportando todos os generos que aqui produzem.

A importação limita-se em ferragens, fazendas, vidros, louças, drogas, calçados e objectos de armarinho, bem como, café, assucar, sal, vinho, aguardente, e outros generos alimenticios.

O transporte é feito quasi que em geral, em carretas puxadas a bois.

No municipio existem muitas casas de negocio, tendo 14 na villa, cujas firmas passo a descrever: Euzebio Francisco Dornelles, Pedro Brigante, Germano Peixoto, Borges e Filho, Carvalho e Filho, Protasio Noronha, Victorino Pedroso, Gaspar Fontoura, Nicoláo Altieri, Possidonio Barreto de Azambuja, Miguel Baroni, J. Souza Gomes, Francisco Paglia e Ignacio Soares de Azambuja.

Tem esta 3 açougues sendo seus proprietarios os seguintes cidadãos: Raphael Fortunato Alves, Eleutherio Silva e João Manoel Almeida da Luz.

Uma bem montada botica de propriedade do sr. Oliverio Lydio Pereira de Oliveira.

OFFICINAS

Além das que existem no municipio conta esta villa com 14 officinas, a saber:

MARCENARIAS

Israel Arena
Porto & Comp.

FERRARIAS

José Grandini e Irmão
Simão Schimer"

Fonte: A RAZÃO: ORGAM POPULAR (Encruzilhada do Sul/RS), 16 de Julho de 1899, pág. 01, col. 01-02

"OURIVESARIAS

Moysés Moraes de Oliveira
Aleixo José Soares

ALFAIATERIS

Vicente Mastrote
Pinto e Irmão
Affonso Borba

SELLARIA

Pedro Sperb

SAPATARIAS

Lourenço Sturchio
Felicio Cullmann

Faria um grande negocio não só nesta villa como no municipio todo si estabelecesse se uma bem montada officina de funileiro, visto as obras com relação a esta profissão serem todas importadas de outros pontos do Estado, e isso, em grande escala.

INDUSTRIA AGRICOLA

O municipio possue terrenos fertilissimos para muitas culturas, limitando-se nas seguintes que abaixo vão transcriptas indicando ao mesmo tempo a porcentagem da producção com relação ao plantio á saber: arroz: com o plantio de 1 litro se obterá a producção de 12.000 %; Centeio: idem 12.000 %; Milho e Alpiste: idem 20.000 %; Batata e Amendoim: idem 3.000 %; Ervilhas, Favas e Lentilhas: idem 6.000 %; Sevada idem 8.000 % e com o plantio de 100 pés de fumo se obterá a producção de 15 kilogrammas."

Fonte: A RAZÃO: ORGAM POPULAR (Encruzilhada do Sul/RS), 23 de Julho de 1899, pág. 02, col. 02

"COLONIA

A sua população é de 2436 habitantes ou 525 familias. No mesmo anno registraram se 156 nascimentos e 52 obitos; estabeleceram-se 46 colonos e retiraram-se 75.

Compõem-se das seguintes nacionalidades, a saber: Polacos 1813, Brazileiros 497, Allemães 57, 25 Italianos, 44 Francezes e outros.

A sua área é de 11737 hectares, dos quaes estão cultivados cerca de 3600.

As principaes culturas são: milho, feijão, fumo, batata ingleza, batata doce, trigo, centeio, cevada, alpiste, arros e outros productos em pequena escala.

A producção durante o anno de 1893 foi de 260:718$760 réis, sendo 130:755$000 de cultura, 37:137$760 de industria e 92:826$000 de criação, dando a medida de 107$027 por habitante.

Existem dois moinhos tocados á agua e déz casas de negocio, uma dellas na séde da colonia.

Residem na séde 12 familias com 73 pessoas.

A colonia possue 513 cavallos, 80 vaccas, 12 bois, 4 mulas, 392 cabras, 2756 porcos e 15256 aves domesticas.

Esta colonia tem progredido muito de 5 annos para cá, fornecendo os seus productos alimenticios exclusivamente para esta villa, não incluindo a grande exportação para outros pontos do Estado.

INDUSTRIA FABRIL

A viticultura tem dado excellente resultado e devido a ignorancia de uns e ao indefferentismo de outros é que não se tem ainda desenvolvido este ramo de cultura.

A videira se ostenta aqui com rebentos e fertilidade extraordinaria produzindo excellente vinho.

Limita-se a industria fabril a obras de alfaiate, sapateiro, ourives, ferreiro, carpinteiro, marcineiro, selleiro, corrieiro, cortume, telhas, tijollos e vinho.

APICULTURA

A criação de abelhas é em extremo grande no municipio, sendo o mél e cêra um dos principaes productos de exportação."

Fonte: A RAZÃO: ORGAM POPULAR (Encruzilhada do Sul/RS), 06 de Agosto de 1899, pág. 01, col. 01-02

Joaquim Antonio da Silveira


"Fallecimento

Chega-nos pelo telegrapho uma triste nova.

Falleceu em Santa Maria da Bocca do Monte o distincto cidadão Joaquim Antonio da Silveira, chefe republicano em Alegrete.

Era um homem venerado pelas suas virtudes, um typo genuino do legendario rio-grandense.

Pelo deploravel acontecimento apresentamos os nossos pezames á sua desolada familia.

✤✤✤✤✤

A infausta noticia nos foi transmittida de Santa Maria, no seguinte despacho telegraphico endereçado hoje pela commissão executiva do partido republicano d'ali á redacção d'esta folha:

'Está de lucto o partido republicano. Falleceu hoje, ás 6 horas da manhã, o grande patriota Joaquim Antonio da Silveira."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Abril de 1891, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...