quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Imigração europeia tardia no Brasil



"Chegou a Santos, com imigrantes alemães e holandeses o navio 'Duque de Caxias'

SANTOS, 10 (Da sucursal) - O navio auxiliar 'Duque de Caxias' foi designado para transportar uma leva de imigrantes alemães e holandeses, destinados ao nosso país, e selecionados por uma comissão militar em Berlim, e pelos delegados do Conselho de Imigração e Colonização na Europa.

Trouxe esse navio 943 imigrantes de ambas as nacionalidades, ficando cerca de 800 no Rio de Janeiro, e vindo para Santos aproximadamente 150.

Hoje pela manhã o 'N.A. Duque de Caxias' deu entrada no porto. Nossa reportagem esteve a bordo, avistando-se com o seu comandante, o brilhante oficial de nossa Marinha de Guerra, capitão de fragata Luiz Felipe de Saldanha da Gama, o qual nos recebeu com extrema gentileza.

Inicialmente, declarou-nos o destacado oficial que as notícias divulgadas por um jornal do Rio de Janeiro, sobre irregularidades a bordo, eram caluniosas e inverídicas. A viagem decorrera com absoluta e rigorosa normalidade, tocando o navio apenas nos portos que haviam sido determinados na rota previamente estabelecida pelo Estado Maior da Armada. Em Hamburgo, recebeu grande número de imigrantes alemães, e em Roterdam muitos outros holandeses. Estes vieram quase todos para Santos, pois dos 150 mais ou menos aqui desembarcados, 110 são neerlandeses e destinam-se à Fazenda Ribeirão, no município de Mogi-Mirim, como se sabe de propriedade de uma organização holandesa.

Em seguida, o capitão de fragata Saldanha da Gama levou-nos a visitar o navio, tendo-nos sido assim dado oportunidade de constatar que se trata de um barco moderno, completamente aparelhado, disponde de todas as condições de conforto e segurança para o transporte de passageiros de 3a. classe, condições essas muito raramente encontradas em navios comerciais.

Além de cozinhas modelares, salas de refeições, cinema, capela, amplos convezes, para 'footing', e jogos, dispõe de uma enfermaria principal, quatro enfermarias de isolamento, sala de operações, e de curativos, tudo dotado do mais moderno aparelhamento cirurgico, farmacia fartamente guarnecida, gabinete dentario, aparelhos de raios-X, e etc.

Para contestar as notícias tendenciosas publicadas no Rio de Janeiro, o comandante do 'Duque de Caxias' exibiu-nos uma mensagem que lhe fora entregue no fim da viagem assinada por todos os passageiros, na qual os signatarios expressavam o seu reconhecimento ao bom tratamento que lhes fora dispensado durante a viagem, manifestando seu profundo agradecimento ao comando do barco, oficialidade, marinhagem, funcionários, médicos e enfermeiros, e declaravam que, em reconhecimento a essas atenções, estavam ainda mais dispostos a trabalhar com lealdade e sinceridade pelo progresso do Brasil.

Durante a viagem do 'Duque de Caxias' nasceram a bordo duas crianças, uma das quais recebeu o nome de Luiz Felipe, em homenagem ao comandante dessa unidade naval. Os imigrantes que aqui chegaram mostravam todos excelente disposição particularmente as crianças. Era elevado o índice de famílias numerosíssimas. Alguns que falavam o português manifestaram à reportagem estarem satisfeitíssimos com a ótima viagem e o excelente tratamento que lhe foi proporcionado."

Fonte: CORREIO PAULISTANO (São Paulo/SP), 11 de Janeiro de 1950, pág. 10, col. 01

Maria Luiza de Castro Araujo


"Pesado lucto reveste uma distincta familia pela qual temos a grande consideração e respeito de que ella é merecedora.

Ás 2 horas da madrugada de hoje finou-se, victima de uma cruel febre typhoide, a exma. sra. d. Maria Luiza de Castro Araujo, respeitavel consorte do cidadão Theutonio de Castro Araujo e dilecta filha do nosso velho amigo e venerando co-religionario Candido Pacheco de Moraes Castro, cuja dôr produzida por tão deploravel successo avaliamos pela grandeza do affecto que o amoravel pai consagra á sua prole.

Ha cinco dias a mallograda senhora e seu digno esposo passaram pelo dissabor de perder um filho, menino de mais de um anno de idade.

Sobrevem agora esta outra desgraça, lançando na mais triste desolação a exma. familia Pacheco.

Enviamos as expressões do nosso sentimento de pesar ao esposo, pais, irmãos e demais parentes da morta."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 30 de Março de 1893, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...