sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Quando o povo se revoltou na Serra da Canastra


"Morte de um fascinora

O Jornal de Minas de 30 do passado refere o seguinte:

'No dia 11 do corrente mez (março) pela madrugada, na freguezia de S. João Baptista da Serra da Canastra, d'este Estado, um levantamento popular de cento e tantas pessoas, bem armadas e dispostas aos gritos de - morra o malvado, morra o assassino, cercaram a cabana do terrivel salteador e assassino José Francisco Telles, vulgo José Cachoeira, que trazia em continuo sobresalto as familias e a todos, exigindo e obtendo, com ameaças de mortes, de uns e outros, dinheiro e outros objectos, e ahi dispararam-lhe 30 a 40 armas de fogo, caindo instantaneamente morto.

Seu companheiro e amigo Manoel Antonio da Silva, vulgo Manoel Vacca, tambem levou um tiro, desapparecendo com a escuridão e chuva torrencial, que então caía, em um capão de matto proximo.

O cadaver foi examinado pelo subdelegado, inspector e mais pessoas: e indo-se proceder ao auto e mais dilligencias policiaes, foi obstado, pelo povo reunido, mandando, apenas, lavrar pelo escrivão um termo de obito no qual declarava todas as circumstancias."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Abril de 1891, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...