quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 34

 



826. Dorozysnki - sobrenome toponímico relativo a Dorozyn, aldeia no antigo condado de Pruzhany, ou a Drogi, aldeia no antigo condado de Krobski, ou a Drogowica, aldeia no antigo condado de Sluck. Também pode ser um patronímico dos nomes eslavos Drogomir e Drogoslaw.

827. Dorsch, Dorsz - sobrenome patronímico do nome alemão Dorsch (corresponde ao nome latino Thyrsus; Tirso em português). Também um toponímico relacionado ao nome de lugar Dorsze (nome alemão Dorschen), encontrado nos antigos condados de Lecki e Goldap, Prússia Oriental. Também uma forma polonizada para bacalhau, denotando um profissional que processa a salga de carne de peixe.

828. Dorynek - sobrenome patronímico do nome Doroteusz (Dorotéo em português).

829. Döschen - sobrenome patronímico do nome curto Dosz, forma hipocorística dos nomes Dobieslaw e Dominik. Também um toponímico relativo a Dosie (nome alemão Doschen), aldeia na Prússia Oriental.

830. Dost - sobrenome de etimologia alemã que significa tomilho. É um metonímico para ervateiro, vendedor de ervas, vendedor de ervas aromáticas.

831. Doszla, Doszna - sobrenome patronímico do nome curto Dosz, forma hipocorística dos nomes Dobieslaw e Dominik.

832. Dowe - sobrenome de etimologia alemã, com três acepções aceitáveis: com o significado de pomba, usado figurativamente para pessoa chata, incômoda; um criador de pombos; uma forma figurada para alguém com deficiência auditiva.

833. Dowgalski - sobrenome patronímico do nome lituano Dawgielo (também grafado como Dáugéla ou Daugis). Também um toponímico relativo a Dowgiallo, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Slauliai e Rossienski.

834. Dowied - sobrenome metonímico que significa aquele aluno, estudante, escolar. Também um patronímico do nome lituano Daujotas.

835. Dowlar - sobrenome metonímico associado a um verbo para arrastar, puxar. Mormente, foi usado historicamente para padeiro. Todavia, pode ter sido usado para executor de uma atividade que usa a ação de arrastar ou puxar. Varia de acordo com a região e a época histórica.

836. Drabencki, Drabent, Drabentowicz - sobrenome metonímico que significa guardião, sentinela, zelador (de algo em nome de outrem).

837. Drabowicz - sobrenome metonímico que designa o soldado de infantaria. 

838. Dragunowicz - sobrenome patronímico do nome Draguna ou Dragun (Dragão em português). Também tem total correspondência com o termo grego drakon - usado em séculos anteriores para soldado de cavalaria, cavaleiro armado de um exército.

839. Drapacz - sobrenome que está associado ao verbo arranhar, desembaraçar ou esfarrapar, possivelmente tendo vínculo com uma atividade da indústria têxtil ou do processo de fiação em roca. Outros significados possíveis: aquele que antecede; saqueador; homem maltrapilho; tipo de plaina de carpintaria; máquina de fiar; cavalo velho; o lado inclinado de uma montanha.

840. Drapalski - sobrenome que está associado ao verbo arranhar ou esfarrapar, possivelmente tendo vínculo com uma atividade da indústria têxtil ou do processo de fiação em roca. Outros significados possíveis: aquele que antecede; saqueador; homem maltrapilho; tipo de plaina de carpintaria; máquina de fiar; cavalo velho; o lado inclinado de uma montanha. Também um toponímico referente à Drapalka, no antigo condado de Srem.

841. Drazba, Drescik - sobrenome de origem dialetal para debulha. Tem dois sentidos possíveis: agricultor que pratica a debulha de grãos; agricultor de um feudo ou domínio responsável pela debulha das colheitas dos demais camponeses.

842. Dreier - sobrenome de etimologia alemã que significa torneiro. Também um toponímico relacionado à localidade de Drejery ou Zdroje (nome alemão Dreyen), perto de Oledry, no antigo condado de Szamotuly.

843. Dreis - sobrenome patronímico da forma curta alemã Dreis, proveniente da forma original Andreas (André em português).

844. Drewniak - sobrenome metonímico que significa tamanco. Designa o fabricante de tamancos, mas genericamente qualquer profissional que trabalha com madeira.

845. Drews - sobrenome patronímico da forma Drews ou Drewes, esta um encurtamento da forma Andrewes, uma aliteração regional alemã do nome Andreas (André em português). 

846. Drezler - sobrenome de etimologia alemã que significa torneiro.

847. Driemel - sobrenome metonímico que designa genericamente músico, artista musical mambembe. Também uma forma figurada para alguém desajeitado, de hábitos rudes.

848. Drobek - sobrenome patronímico do nome eslavo Drob.

849. Drobnika - sobrenome patronímico do nome eslavo Drobnik.

850. Drogowski - sobrenome toponímico relativo a Droga, aldeia no antigo condado de Krobski, ou a Drogowica, aldeia no antigo condado de Sluck.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...