segunda-feira, 29 de julho de 2019

Sobrenome Burillo


"Segundo assegura Roberto Faure, Burillo é um sobrenome de origem aragonesa, não muito frequente, porém registrado em todo Aragão e também na Catalunha e no País Valenciano. É uma aliteração do sobrenome Murillo, que por sua origem é toponímica (quer dizer murinho, pequeno muro). A forma Burillo aparece na Idade Média nos falares arcaicos da língua basca e da língua castelhana.

Em 1750, temos o nascimento de Frei José Burillo, dominicano e missionário nas Filipinas, onde foi Vigário-Provincial de sua Ordem, Reitor da Universidade e cronista, pela cédula real de 09 de Dezembro de 1814. Foi nomeado para ser bispo de Cebú, nas Filipinas, porém morreu antes de assumir a função, em 1815.

De uma casa que houve em Villar de los Navarros, na província de Zaragoza, nasceu em 1786 o destacado escritor e sacerdote Pedro Burillo. Fez parte do corpo eclesiástico do Pilar e de Santa Maria Magdalena de Zaragoza, assim como acadêmico do Número da Academia Histórico-Crítica-Teológica de Roma. Também foi integrante da Real Sociedade Econômica dos Amigos do País, de Zaragoza."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Yagüe


"Antigo sobrenome que teve ramais importantes em Navarra, em ambas as Castelas, Aragão e Andaluzia. Várias destas ramais passaram à América logo nos primeiros tempos da colonização.

Em Aragão, houve assentamentos desta linhagem na província de Teruel, onde durante o século XVII floresceu o poeta e escritor Juan Yagüe de Salas, que foi notário do reino e posteriormente secretário da prefeitura de sua cidade natal. 

Também de Teruel era natural Agustín Yagüe, filho de Juan Yagüe, também celebrizado por sua produção literária.

Os Yagüe de Navarra tiveram um papel importante na colonização da Colômbia. Neste país, houve a escritora e novelista Maria Isabel Yagües, com grande relevância.

O Arquivo Geral Militar de Segóvia cita as seguintes personalidades de militares com o sobrenome Yagüe: Antonio Yagüe Aguado, do Estado Maior de Praças, 1811; Eustaquio Yagüe Cuadrado, Infantaria, 1874; Aniceto Yagüe Herrero, Guarda Civil, 1847; Mateo Yagüe y Mateos, Castrense, 1872.

Etimologicamente, o sobrenome é um patronímico de Yagüe, uma forma regional ibérica para o nome Yago (Thiago, ou Jacó)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Zuleta


"Segundo o 'Dicionário Hispano-americano de Heráldica, Onomástica e Genealogia', o cronista Francisco de Lozazo assinala que este sobrenome é originário de Guipúzcoa, e Francisco Zazo y Rosillo que é do senhorio de Viscaya, mais especificamente.

Dom Endika de Mogrobejo, autor da obra supracitada, recolha a informação que igualmente no ano de 1547, uma linhagem com este sobrenome se radicou na cidade de Orduña, em Viscaya.

Francisco Fernández de Bethencourt indica que este sobrenome teve um solar na localidade de Las Cabezas de San Juan, em Sevilha, de onde outro ramal passou a Jerez de La Frontera. Com parentesco e descendência da Casa de Reales, outro ramal da alcunha se estabeleceu na localidade de Navajeda, Trasmiera, Cantábria, no princípio do século XVI. Portanto, inaugurou-se a linhagem Zuleta de Reales.

Nobres que fizeram parte da Ordem de Santiago: José de Zuleta de Reales y de Avila, natural de Sevilha, em 1646; Gabriel Francisco, García Francisco e José Antonio Zuleta de Reales y de Córdoba, todos os três naturais de Sevilha, em 1695.

Por outra parte, no Arquivo Geral Militar de Segóvia, se custodiam os seguintes militares: José Zuleta, Cadete de Artilharia, 1813; José Zuleta, Infantaria, 1824, nobre; Polión Zuleta y Carnicero, Guarda Civil, 1826; Manuel Zuleta del Castillo, Infantaria, 1833, nobre.

O sobrenome procede do substantivo basco zulueta, cujo significado é 'lugar de cavernas', 'lugar de grutas' ou 'lugar de muitas cavernas' (por extensão)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Aznárez


"Segundo assinala Roberto Faure, um dos co-autores do 'Dicionário de Sobrenomes Espanhóis', o sobrenome Aznárez é a forma patronímica do nome próprio Aznar, bastante frequente e bem distribuído na Espanha. Aznar, por sua vez, procede de um antigo nome pessoal que esteve muito difundido em Aragão durante a Idade Média. Sua etimologia tem sido muito discutida. 

Alguns autores defendem a tese que o nome Aznar é derivado do antigo nome latino Asinarius. Já outros opinam que o nome pessoal provém do árabe hisn-ar cujo significado é 'fortaleza de fogo'. Também há a possibilidade de ser originário do termo basco azenari, cujo significado é raposa. Por fim, pode estar aparentado com o nome germânico Iserhard, ou mesmo da palavra germânica medieval asinahariis, cujo significado é 'o exército dos deuses'.

Para o pesquisador aragonês Bizén d'O Rio Martínez, há duas casas solares do sobrenome Aznárez, ambas situadas na localidade de Jaca, sendo entretanto diferentes uma da outra, principalmente por causa de seus respectivos brasões de armas.

Já no século XVI se documenta Dom Bernardino Aznárez, que junto com Dom Miguel Sagaun foi Boticário e Mayordomo de seu Colégio em Zaragoza."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Zapata


"Sobrenome e linhagem originária do antigo Reino de Aragão, conforme apontam muitos tratadistas. Sua propagação se dá decisivamente durante o período da Reconquista.

Segundo Francisco Piferrer, Zapata era uma antiga casa de ricos-homens, descendente diretamente da casa real de Aragão.

O primeiro cavaleiro com este sobrenome que se tem notícia, foi García Zapata, alcaide da cidade de Calahorra entre os anos de 1214 e 1216. Porém, se considera como tronco principal ascendente da casa aragonesa, Pedro Sánchez Zapata, chamado de 'o de Calatayud', por ser natural da dita cidade, que foi senhor das baronias de Valtorres e de La Vilueña.

A origem etimológica, conforme o linguista Gutierre Tibón, provém do termo homônimo que corresponde a um tipo de calçado medieval que ia até a parte média da perna (como uma bota, na verdade). Zapata deriva do vocábulo turco 'chabata' - que faz referência a um tipo de calçado semelhante usado no Oriente.

Maiores concentrações das linhagens nobres de Zapata: Calatayud, Malón e Zaragoza."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...